Unisinos aposta em novo modelo de graduação

Universidade busca acompanhar de perto o caminho percorrido pelos alunos

Reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes de Aquino - Divulgação

Com o conceito 'Reprograme o curso da sua vida', a Unisinos está lançando a Graduação PRO, que propõe aos alunos a construção da trajetória acadêmica, de acordo com as competências de cada um. Entre os 21 cursos do bacharelado que serão impactados já no primeiro semestre do próximo ano, estão os de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Para que isso aconteça, os currículos serão pensados de modo horizontal e dinâmico. Com a medida, a universidade busca acompanhar de perto o caminho percorrido pelos alunos dentro do ambiente acadêmico.

Ao longo do projeto, diversos desafios serão lançados aos estudantes para que eles possam buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado. Durante toda a graduação, os alunos contarão com mentores, que acompanharão cada jornada com o objetivo de contribuir para o processo de autoconhecimento, aprendizagem e planejamento de carreira de cada estudante.

No decorrer do curso, os acadêmicos poderão refletir e experimentar caminhos para a sua profissão e, no último ano, cada um escolherá uma trilha. Nesse período, terão atividades acadêmicas voltadas a esse caminho, e o professor-mentor orientará os alunos no desenvolvimento de um projeto aplicado à área em que eles desejam trabalhar, pensando no próximo passo da carreira.

De acordo com o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, o projeto é a continuidade de um trabalho. "A universidade toda está se voltando para a trajetória do estudante, desde os processos administrativos até a questão da infraestrutura. Tudo para que o aluno tenha a melhor experiência possível dentro da Unisinos", afirma.

Também integram o projeto no campus de Porto Alegre os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil e de Produção, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Em São Leopoldo, as graduações de Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química e Farmácia, serão impactados com o novo modelo.

Comentários