A Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) comemora conquistas de ex-alunos e professores do curso de Realização Audiovisual da Unisinos (CRAV) no 50° Festival de Cinema de Gramado. Entre outros prêmios, destaque para '5 Casas', que venceu o melhor filme gaúcho em longa-metragem, além de ganhar também no júri popular. A obra é dirigida por Bruno Gularte Barreto (egresso CRAV 2003), e tem na equipe os docentes Bruno Polidoro, Jéssica Luz e Vicente Moreno. A qualificação também teve três curtas-metragens agraciados.
Milton do Prado, coordenador do curso, celebra as premiações e afirma que elas são um importante reconhecimento ao trabalho dos profissionais. "Todas as premiadas e premiados que vieram do CRAV foram ótimos alunos, que entenderam que fazer audiovisual é trabalhar muito até conseguir chegar no resultado final."
Os agraciados
Além de melhor filme, tanto no júri técnico como no popular, '5 casas' venceu em Melhor direção, com Bruno Gularte Barreto, e melhor filme por montagem, com Vicente Moreno (professor e CRAV 2003). Diretor, artista visual e educador brasileiro, Bruno é mestre em poéticas visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e doutorando em Artes Performativas e da imagem em Movimento pelo Curso de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Ainda na categoria dos longas, 'Casa Vazia' teve o melhor desenho de som, que é de responsabilidade de Tiago Bello (CRAV 2003) e Marco Lopes (CRAV 2006). Já 'Despedida' deu à Gabriela Burck (CRAV 2012) a melhor direção de arte.
Nos curtas, 'Apenas um registro', de Valentina Ritter Hickmann (CRAV 2020), ganhou o Prêmio pelo Júri da crítica. A diretora é estudante de Cinema (Unisinos) e tem um canal no Youtube, Ninosvski, onde posta vídeos autorais/documentais. Seus últimos trabalhos foram como diretora de arte do curta 'Fim de Festa' e como roteirista e diretora de 'Confluência'.
Jonatas Rubert (CRAV 2009), como melhor diretor e roteiro, e Gabriela Burck (CRAV 2012), com melhor direção de arte, deram ao 'A diferença entre mongóis e mongoloides' três kikitos. Atuando com montagem e direção desde 2010, Jonatas já tinha sido premiado em Gramado, em 2020, mas como montador, com 'Portuñol', como melhor longa gaúcho.
A melhor produção executiva foi para Henrique Lahude (CRAV 2008), pelo curta 'Drapo A'. O egresso da Unisinos compartilhou a direção com Alix Georges. Os profissionais trabalham juntos em projetos audiovisuais desde 2017.