Um livro para esquecer as dores da quarentena

Por Anelise Zanoni

05/06/2020 15:40 / Atualizado em 05/06/2020 15:35

 Não sei vocês, mas cada vez que vejo as notícias nestas últimas semanas tenho mais certeza de que a humanidade está ficando ainda mais doente por conta do isolamento. Ou melhor, o lado podre de muitos seres humanos está vindo à tona (são as máscaras caindo, lembra?).

 É o caso do policial que matou um afro-americano asfixiado, da jovem que matou o pai para receber o dinheiro do seguro de vida, de uma mãe que confessou ter acabado com a vida do próprio filho e, esta semana, doeu ver a mãe chorando pela morte do filho de cinco anos que caiu do prédio onde a patroa morava. Bom, sem falar na quantidade de pessoas mortas devido ao coronavírus e o descaso com a saúde... Tá dureza essa quarentena!

 Num ato de solidariedade e para amenizar um pouco as notícias ruins, um grupo de 41 escritores se reuniu e fez nascer o livro "Quarentenas - Textos de uma Quarentena Criativa". Com orgulho, faço parte desse time que doou tempo para escrever os relatos sobre esse difícil momento de pandemia. 

 Na obra, organizada pela editora gaúcha Palavra Bordada, estão 40 textos que revelam nossas dores, desafios e desavenças diante desse período de isolamento, que começou em março e não tem data para terminar. Em cada um dos textos o leitor encontra um pouco de si, porque os contos e crônicas do livro são recheados de reflexões sobre a nova rotina e até sobre os novos papéis que estamos assumindo a partir de agora.

 Além de compartilhar sentimentos, o livro também ajuda a manter vivo o Centro de Educação Profissional João Calábria, que assim como a gente, foi afetado com a pandemia e perdeu boa parte das doações. A ajuda que damos à instituição é, agora, financeira, porque toda a renda da venda do livro, que custa apenas R$ 19,90, será destinada ao Calábria.

 Outra boa ação do livro é dar voz àqueles que desejavam ser escritores e não tiveram oportunidade. A Palavra Bordada fez seleção e curadoria dos melhores textos e 69,4% das pessoas estão publicando pela primeira vez.

 Com certeza, são muitos predicados que envolvem o e-book "Quarentenas" e, se eu fosse você, entrava nessa onda solidária e aproveitava para comprar um exemplar, que está à venda na Amazon.com.br.

Vamos respirar fundo, ler e nos inspirar para não pirar ainda mais durante essa pandemia que parece eterna!