Vamos sobreviver, produtores!

Por Pati Stima, para Coletiva.net

Sim, o produtor ainda é uma peça importante no processo todo do mercado publicitário. Fundamental começar dizendo que a principal atividade dele não é somente a de contratar terceiros e realizar cotação de materiais, sejam eles on ou offline. Suponho que tenha sido clara aqui, não? Seja ele Gráfico, Eletrônico ou Digital, a participação dele é crucial.

Então, por mais de 20 anos sou produtora e sei, lutei e expliquei que este profissional deve estar presente durante todo o processo criativo. E isso deve acontecer desde o auxílio à ideia, até a realização do todo, levando em conta o material utilizado, os processos, o seu custo e, principalmente, o tempo de produção.  Este agente deve dominar os processos, ter conhecimento técnico avançado e qualificado, utilizar ferramentas e, especialmente, passar segurança a toda equipe, além do entendimento de que faz parte do momento mais crucial da entrega e materialização da ideia.

O sucesso desta ideia depende muito do produtor, da maneira como realmente ela será executada. Temos que começar a rever a importância deste profissional, que está desaparecendo aos poucos, e enxergar a forma correta na participação plena de consultoria. Acreditando mais na capacidade dele, vamos conseguir praticamente zerar os desgastes com os todos envolvidos, do atendimento à criação, e principalmente, no envolvimento e contato dele com o cliente.

Departamento de compras faz compras, o produtor viabiliza ideias. Desculpa, gente, é assim e vai ser sempre assim!

Usualmente, encontraremos profissionais de todos os tipos realizando este trabalho, porém alguns ainda tecnicamente desqualificados, que não se atualizam e nem conhecem as tecnologias da área, o que deixa o processo totalmente fora de controle. Isso o deixa amplamente dependente dos fornecedores, causando, muitas vezes, o atraso e a falta qualidade na execução.

Fornecedor é parceiro; ele produz. O produtor gerencia. Desculpa, gente, mas tem que ser sempre assim!

Este profissional, obrigatoriamente, carrega uma bagagem, diariamente atualizada, de conhecimento técnico dos mais diversos assuntos. Não basta ter o Google, tem que "ser o Google"; não basta apenas pesquisar, tem que aprender, ensinar, explicar; tem que se valorizar. Ou vamos, pelo menos, preparar as pessoas.

O produtor de hoje precisa sentar em frente ao computador e dominar os programas gráficos, falar a mesma linguagem técnica do fornecedor, entender as expectativas do criativo, saber como finalizar e ter plena certeza daquilo que está fazendo, passar segurança. Mesmo que a demanda de produções virtuais esteja em crescente desenvolvimento, a interatividade do mundo real ainda é muito eficiente e impactante sempre.

Produtores são diariamente desafiados a viabilizar o projeto perfeito, e somos capazes. Sou Pati Stima Sou mulher, mãe, designer, produtora plena, gerente de Projetos, mas pode me chamar de consultora de soluções .

Pati Stima é designer, produtora e gerente de Projetos.

Comentários