A incansável busca pelo menor preço

Por Julio Gostisa, para Coletiva.net

O inabalável homem dos negócios Sam Walton (fundador do WalMart) já sabia antes mesmo de pensar que seria o fundador da maior empresa do mundo que todos os seres humanos, ou pelo menos 99% deles, acordariam cedo pela manhã e estariam em busca do menor preço. Esta busca, muitas vezes doentia, nos deixou abalados e nos fez esquecer o ditado que diz: o barato sai caro! Mas voltando ao motivo de estarmos sempre buscando o menor preço, posso ressaltar que faz todo sentido esta cega batalha, pois somos consumistas em nossa essência e, se pagarmos menos por um produto ou serviço, poderemos, provavelmente, comprar mais de outro produto ou serviço. Portanto, não faz nenhum sentido pagar mais por qualquer coisa. Certo? Errado. Completamente errado.

Certo estava Sam quando definiu que entregaria muito mais por menos e que sempre teria o menor preço. Por isso, hoje, eu sempre comento com nossos clientes que o 'pacote' tem que ser comparado e que boas análises e comparações evitam dores de cabeça no futuro. No mundo dos serviços gráficos muita coisa pode ser diferente. O papel em que o orçamento é impresso aceita tudo, depois do orçamento aprovado é que surgem as diferenças, às vezes fundamentais ao sucesso de um projeto gráfico que começou semanas ou, até mesmo, meses antes dos arquivos chegarem na gráfica. Existem muitas pessoas envolvidas, assim como expectativas e datas. Tudo deve ser muito bem estudado antes de aceitarmos um pedido. Para vocês terem uma ideia, os softwares de orçamento gráfico, hoje, possuem a mesma capacidade que qualquer outro sistema de ERP de indústrias gigantes exigindo que um servidor próprio seja destinado ao seu controle.

Problemas e divergências podem surgir, como, por exemplo, tipo e alvura de papel, interpretação do orçamento, gramatura selecionada, número de páginas, acabamentos específicos, datas de envio de arquivos, data de aprovação de provas de cor, datas de entrega do produto, dias úteis e feriados, tipo de embalagem, dobras especiais, montagem diferenciada, atendimento do setor comercial em termos de detalhes e atenção quando orçamento é primeiramente realizado bem como a repetição dos mesmos preços por mais de uma edição. Não é fácil sempre ter o menor preço, mas a maioria das gráficas luta por esta parte. Mesmo que na maioria das vezes sua margem seja prejudicada.

Fica aqui minha dica de sempre procurar o melhor preço pelo melhor pacote de parceria de impressão antes de procurar e de exigir o menor valor. Visite a gráfica, se reúna com frequência com o vendedor e tente fechar parcerias duradouras, pois estarás, com certeza, fazendo o melhor negócio no longo prazo.

Nada substitui um bom atendimento, por isso, cuidado em sempre começar sua busca pelo menor preço.

Julio Gostisa é diretor comercial da gráfica Cromo, de Bento Gonçalves.

Comentários