Coletiva, memórias

De Vanessa Bueno, para Coletiva.net

Quando cheguei no Coletiva.net, em 2009, soube de uma listinha de nomes possíveis para o Perfil que eram considerados difíceis de se conseguir. Os motivos eram agendas lotadas ou apenas dificuldade de se colocar no lugar de fonte, no caso de jornalistas. Lembro de ouvir que o Nelson Sirotsky, então presidente do Grupo RBS, estava entre esses nomes. Com uma agenda cheia, estava difícil para a assessoria dele encontrar uma data para a entrevista, já que esta demandava de uma a duas horas.

Um certo dia, acompanhei nosso editor, o Vieira, em um evento de comunicação, e lá estava o  Nelson Sirotsky. Resolvi arriscar. Me enchi de coragem e fui até ele. "Olá, sou Vanessa Bueno, do portal Coletiva.net e gostaria de convidá-lo para participar da nossa seção Perfil. O senhor topa?", questionei. "Ah, gosto muito do Coletiva, disse ele (e essa era, e acredito que ainda é, a reação da maioria da pessoas). Claro, será um prazer. Liga para a Anik (Suzuki, na época gerente de Comunicação Corporativa do Grupo RBS) e pede para ela marcar para a próxima semana", disse ele.  

Eu nem acreditei. No outro dia, liguei na primeira hora e, finalmente, havíamos conseguido. Eu iria  escrever o perfil do presidente do Grupo RBS. Anos antes, eu o havia entrevistado para a revista Santa Casa Notícias (na época eu era assessora de imprensa da Instituição). Nelson Sirotsky coordenou  várias ações para fomentar as doações de outros empresários para a construção do novo hospital da criança Santo Antônio, e eu o admirava muito por isso. 

Cheguei na RBS para entrevistá-lo com a foto que tinha tirado ao seu lado, por ocasião daquele evento. Conhecer a história dele e de seu pai, Maurício Sirotsky Sobrinho, pela visão do filho,  foi emocionante e um privilégio. Aliás, esse sentimento de privilégio carrego sempre que entrevisto alguém para um perfil, afinal a pessoa abre o seu coração. Depois disso, o Vieira pegou a lista de nomes "difíceis" e me entregou. Ele brincava: "Quero ver tu conseguires esse aqui". Mas, graças ao prestígio do portal, e minha persistência, eu consegui entrevistar quase todos da lista. 

Outras histórias?

O Vieira sempre pedia a redação que pensasse em novidades para o portal.  Observando o gráfico de notícias mais lidas, pude notar que as que lideravam o ranking eram as que anunciavam a movimentação de pessoas, ou prêmios conquistados  e novos projetos. Então, sugeri que criássemos o especial 'Cinco perguntas', para contar um pouco mais sobre uma pessoa que tivesse tido destaque no noticiário da semana.  Para minha surpresa, a coluna ficava com frequência entre as mais lidas da semana. 

No Coletiva.net aprendi a fazer coberturas online, em uma época que a prática não era tão comum. A primeira delas foi, nada menos, do que a festa de dez anos do portal. Noticiamos, em tempo real, o lançamento da revista 'Coletiva Tendências', além de entrevistar os grandes nomes da comunicação do RS. Foi uma aventura, que eu vivi com friozinho na barriga, confesso. Depois seguiram-se tantas outras coberturas, como a Semana ARP de Comunicação, as entregas do Prêmio Ari e o Congresso Nacional de Jornalismo. A confiança dos profissionais da área de Comunicação no portal fazia (e faz) com que eles passassem informações em primeira mão. Tínhamos conteúdos riquíssimos para divulgar. Sinto muito orgulho de ter feito parte deste time. 

Parabéns pela conquista da maioridade Coletiva.net. Vida longa! 

Nona a assinar a sequência de artigos comemorativos aos 21 anos de Coletiva.net, Vanessa Bueno é jornalista e foi editora do portal entre 2009 e 2011. Atualmente morando na Alemanha, ela foi responsável pela criação de diversos conteúdos especiais, a exemplo da entrevista 'Cinco perguntas'.

Comentários