Coletiva.net nosso lugar

Por Angélica Ritter, para Coletiva.net

Escrever sobre o Coletiva.net é resgatar na memória parte importante da minha trajetória. Foi bem no início da minha carreira de jornalismo que tive a oportunidade de conviver com profissionais que até hoje são para mim referência de conduta e atitude. Foi ali que desenvolvi, a partir das orientações, observações e conversas, sempre pertinentes do nosso querido Vieira, o capricho pela redação de um bom texto, a busca por fontes diversificadas, a exploração incansável do vocabulário e especialmente, a postura de correr atrás da informação, checar, não aceitar texto pronto, aprimorar sempre.

Trabalhei no portal em 2002, mesmo ano em que me formei em Jornalismo, e pouco antes de ir morar em Portugal. Tive a sorte de conviver com jornalistas queridos, alguns estreando como eu nesse mundo, tal como a Janaína Rolim (fundamental para que eu estivesse ali), a Tatiane Flores, a Luciane Rocha Martins, a Nanra Branco, a Sílvia Lago, a Luiza Lindenbaum, a Leca Heinzelmann, entre tantos outros queridos, e alguns com grande bagagem para compartilhar - como os saudosos Emanuel Mattos e Adão Oliveira que, mesmo depois do Coletiva.net continuaram acompanhando meus passos e me orientando muito. Também foi ali que conheci a Magali Barbiani, que, além da admiração que tenho como profissional, se tornou uma amiga do coração.

Depois que retornei de Portugal, pude novamente estar com essa equipe que tinha o Vieira, o Fuscaldo e o Luiz Fernando no comando, mas desta vez no planejamento da Pública, atual agência Moove. Outra vivência fantástica para minha carreira. Sempre que comemoro um acerto na tomada de decisão na minha rotina de comunicação, lembro que foi nesse começo que aprendi a respeitar os profissionais e não desistir das ações de comunicação, olhando cada público, analisando cada resultado e o tempo e o espaço das iniciativas, pesquisando, operacionalizando e avaliando para melhorar.

Agora que minha história na comunicação está mais atrelada ao saneamento, acompanho o Coletiva.net como leitora assídua. Não perco as news e sempre que posso dou uma passada para ler os artigos, adoro acompanhar os perfilados e curto as tendências do nosso setor em constante transformação.

O portal sempre teve esse papel incrível de nos conectar, não apenas com o mercado da comunicação, mas com tudo que acontece no setor. É por ali que o leitor fica sabendo das inovações que estão sendo implantadas pelas organizações, acompanha a opinião dos comunicadores e pode vivenciar essas novidades participando da agenda. E para nós que participamos dessa história, não foi diferente. O site nos inseriu no mundo da comunicação, nos proporcionou a troca e a vivência com outros profissionais e fez de nós pessoas e técnicos melhores. Me orgulho muito de ter feito parte desta história.

Fico extremamente feliz e orgulhosa pelo rumo que o site tomou e o quanto ele vem se reinventando e se renovando sob a condução da Márcia Christofoli. 

Aproveito para agradecer pelo carinho e respeito com que todos sempre me trataram e pelo reconhecimento que sempre deram ao meu trabalho no jornalismo. Coletiva.net faz parte das minhas vitórias nesta estrada. Obrigada e vida longa ao Coletiva.net, o lugar de todos os profissionais de comunicação.

Jornalista, Angélica Ritter é a sétima a assinar a sequência de artigos comemorativos aos 21 anos de Coletiva.net. Atuou em dois momentos no portal, primeiro, 2002, e depois em 2005 e 2006.

Comentários