O marketing como ferramenta transformadora
De Mastrângela Teixeira, para o Coletiva.net
Todas as profissões apresentam seus desafios. No caso da comunicação, que é parte intrínseca do nosso cotidiano, temos um segmento em constante transformação. Acompanhá-las, com certeza, é um desafio importante. Assim como em outras áreas do mercado, a tecnologia surge como o principal motor dessas mudanças. Isso exige que estejamos sempre a par das novidades e abertos ao aprendizado de ferramentas disruptivas, por exemplo.
Ao mesmo tempo, manter a conexão com a sociedade, acompanhar suas demandas e abordar temas em destaque na esfera pública também fazem parte do nosso trabalho - seja atuando em veículos de comunicação, agências de publicidade, assessorias de imprensa ou mesmo em departamentos in company. Equilibrar todas essas tarefas também se impõe como um desafio significativo.
Ainda assim, como profissional de marketing e vivenciando todos os tipos de mudanças - não apenas nas questões da atuação profissional, mas do mercado também -, posso afirmar que a quantidade de desafios é menor do que a de oportunidades. E que bom que é assim! Dessa forma, nosso segmento se mantém criativo, pujante e crescente.
De volta às mudanças, a que mais impacta a rotina de diversos profissionais é, sem dúvidas, o uso de Inteligência Artificial. Uma recente pesquisa realizada pela Aberje apontou que 58% das empresas, de diferentes áreas, utilizam a tecnologia em seus setores de comunicação. Ainda sobre o aspecto tecnológico, a quantidade de informações de clientes e stakeholders disponíveis servem de guia para a criação de campanhas e estratégias mais assertivas, com decisões baseadas em análise de dados.
Se por um lado a tecnologia é um facilitador, a capacidade e o conhecimento das agências de publicidade - e de seus profissionais - seguem prestigiados. No primeiro semestre de 2024, 45% das agências registraram um aumento de suas receitas, segundo a pesquisa VanPro (Visão de Ambiente de Negócios), realizada pelo sistema SINAPRO/FENAPRO. A busca das empresas por profissionais qualificados é um bom exemplo de como o marketing segue como uma importante ferramenta para quem busca não somente resultados financeiros, mas a construção, ou manutenção, da reputação e o alinhamento com pautas atuais.
Atuando ao longo de 2024 na organização de mais uma edição do TOP de Mkt ADVB/RS, pude observar como empresas e organizações não governamentais realizam trabalhos importantes e que carecem de divulgação. Com as mais variadas vertentes e diversos temas, há a necessidade de comunicar - cada vez mais e melhor. Esse olhar humano e empático sobre as oportunidades está além da tecnologia: encontra-se na capacidade dos profissionais que veem no marketing, e na comunicação, uma ferramenta transformadora da nossa sociedade.
Mastrângela Teixeira é gerente Executiva da ADVB/RS