Artigos

Assessoria de imprensa ainda é só imprensa?

De Leandro Pizoni, para Coletiva.net

Crédito: Ricardo Lage

Sempre ouvi que a “expectativa é a mãe da frustração”. Diria que é inevitável contratar um serviço, comprar alguma mercadoria ou até mesmo jantar em um restaurante renomado e não esperar uma experiência positiva. É humano. Acredito que isso também se aplica quando uma empresa busca um serviço específico, neste caso, o de assessoria de imprensa.

É inegável que esse tipo de atendimento tem se transformado nos últimos anos. Se olharmos para um passado recente, uma empresa buscava solidificar sua marca e criar autoridade buscando inserções nos veículos de imprensa ditos tradicionais, como jornal, revista, rádio e TV. Porém, isso vem mudando, e hoje as opções contemplam outras formas de divulgação, como perfis em redes sociais, participação em podcasts, parcerias com influenciadores etc.

Isso ainda é trabalho de assessoria de imprensa? Talvez sim, talvez não. O mercado da comunicação vem proporcionando inúmeras possibilidades para as marcas, e isso tem levado as empresas que prestam o serviço de assessoria de imprensa a repensar sua própria atuação. Elas precisam alinhar as expectativas de seus clientes por mais visibilidade em diversos canais, ao mesmo tempo em que lidam com a concorrência de outras agências e com as notícias factuais.

Com tantas transformações, as agências passaram a ter outro olhar sobre esse tipo de serviço, que atualmente acaba flertando ainda mais com outras áreas, como relações públicas e marketing. Além de inserções na mídia tradicional, as empresas buscam maior presença digital, participação em eventos e o fomento de debates sobre temas centrais de seu setor, tudo isso dentro de um escopo de trabalho de assessoria de imprensa.

Entendo que um alinhamento de expectativas e objetivos é fundamental para que, de fato, uma empresa saiba o que esperar quando contrata um trabalho de assessoria de imprensa. Muitas vezes, é preciso dar um passo atrás, organizar a casa e fortalecer o setor de comunicação e marketing para, em um segundo momento, disputar espaços relevantes na imprensa e nos meios digitais.

Um planejamento conjunto entre os setores de comunicação, marketing e as lideranças da organização deve anteceder a contratação da assessoria de imprensa, garantindo objetivos claros e evitando expectativas frustradas. No fim, é esse cuidado prévio que transforma expectativa em resultado, não em frustração.

Leandro Pizoni é assessor de imprensa na Comunica Mais.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.