Artigos

Congresso de Comunicação – análise e resultados

Por Balala Campos O Congresso de Comunicação Mega Brasil 2011 reuniu em São Paulo, de 24 a 27 de maio, os maiores nomes da …

Por Balala Campos

O Congresso de Comunicação Mega Brasil 2011 reuniu em São Paulo, de 24 a 27 de maio, os maiores nomes da comunicação pública e privada do país para passar suas experiências e conhecimentos a uma plateia de cerca de 900 profissionais da comunicação. Como palestrantes, diretores de comunicação da Gerdau, Volkswagen, TAM, Camargo Corrêa, Vale, Infraero e JP Morgan; professores da ESPM e FGV; consultores; sócios-diretores das principais agências, como Ketchum, CDN, In Press Novelli, S/A Comunicação e Imagem Corporativa; e editores do Estadão e, Brasil Econômico, entre outros veículos , além  representantes da comunicação da  Presidência da República e do Governo do Estado de São Paulo. Também palestrou  o diretor da maior agência de comunicação da Ásia.

No grande painel conclusivo de análise dos resultados, denominado Crème de la Crème , algumas conclusões ficaram registradas sobre o panorama da comunicação hoje no país. Integrado por Carlos Carvalho, diretor Executivo da Abracom, Nemércio Nogueira, consultor, Cristina Vaz de Carvalho (Jornalistas & Cia) , Paulo Vieira Lima (Jornal Brasil Econômico) e os consultores Marilene Lopes e João José Forni, o painel chegou às seguintes conclusões:

1 – As assessorias de imprensa perdem espaço – a única opção é crescer para vencer a internacionalização.

2 – Cresce a importância dos departamentos de comunicação que precisam estar presentes em toda a empresa.

3 – A explosão do twitter e o uso dele como ombudsman das empresas.

4 – A informação agora está no povo. Não controlamos mais nada.

5 – A profissionalização das áreas de comunicação em geral.

6 – O extremo profissionalismo das Assessorias de Comunicação da área pública como Banco do Brasil, Governo Federal, Embraer, governos de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

7 – A importância crescente da comunicação interna para as empresas.

8 – O crescimento dos veículos eletrônicos.

9 – A marca pertence à empresa, mas a reputação da marca pertence ao povo.

10 – Não se consegue mais vender idéias, apenas fazer com que o público descubra por ele mesmo através das mídias sociais.

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.