Paris Saint Germain na História da Propaganda

Por João Firme

Em maio de 1998, promovemos, em Gramado, com a parceria da Gerdau, a 1ª Convenção Mundial de Produtividade e Qualidade Total, objetivando preparar as agências de propaganda para a conquista da Certificação ISO 9000. O evento teve o conteúdo de Alain Cayzac, presidente do Paris Saint Germain, da EURO/RSCG e da Associação das Agências de Comunicação e Comunicadores-AACC..
O Festival de Publicidade de Gramado que, em 1975, começamos a divulgar por Paris, nos possibilitou a cair nas graças dos franceses porque tivemos colegas de curso na Voice of América em Washington em 1965 e quis o destino que caísse nas graças do Cayzac para participar de um "petit" seminário das Normas ISO 9000 que nos foram apresentadas numa noite de gala de Bil Gates no Bateau Mouche, ancorado próximo à Torre Eifel.
No encerramento, apresentaram-me como o único estrangeiro presente e ouvi emocionado que a AACC havia escolhido a Alap como entidade precursora da Certificação ISO na América Latina.
Entregaram-me um programa pronto com cinco palestrantes internacionais experts em ISSO, sem custos para a Alap.
Na época, era juiz classista do TRT, chamei a Eliana da Capacitá e ela me ajudou, mais uma vez, reunindo os colegas da Gaúcha, Guaíba e Band numa confraternização do Bem, no Praia de Belas, e acertamos uma coletiva na qual  o Rech, que era da Guaíba, arguiu o Cayzak para que ele visitasse a Dupla Grenal e informasse para quem daria o prêmio de Melhor Marketing e se poderia acontecer um jogo em POA. Risonho, disse que visitaria comigo o Inter e o Grêmio, depois eu devia ir à Cidade Luz e traria os resultados. Voltei, novo almoço e informei. Marketing ISO: Internacional. Jogar em Porto Alegre com renda para entidade social seria o caminho.
João Firme é publicitário e jornalista.

Comentários