Três meses: o RS está em evidência por todo o mundo

Por Danilo Teixeira, para Coletiva.net

Está mentindo quem diz que o Rio Grande do Sul está em evidência só nesta semana. O nosso Estado está nos olhos do mundo há um bom tempo.

Há três meses que o Rio Grande do Sul segue sendo palco de pautas nacionais. O Estado também aparece com mais frequência nas "headlines" dos principais jornais do mundo. As palavras "Porto Alegre" e "Rio Grande do Sul" foram e são escritas e pronunciadas o tempo todo. No mesmo efeito de como um pizzaiolo espalha orégano numa pizza Margherita com rodelas vermelhas de tomate. Esse excesso de "gauderiês" é decorrente de dois acontecimentos: o sucesso do competente time do Grêmio no final de 2017 e do polêmico julgamento do ex-presidente Lula no início de 2018.

Durante o julgamento de Lula, mais de 300 jornalistas do mundo inteiro estão digitando repetitivamente os nomes da nossa Capital e do nosso Estado. Em janeiro, Porto Alegre é o palco de um acontecimento histórico e de um julgamento federal que gera repercussões políticas e sociais, nacionais e internacionais. Decisões que marcam os livros de história no futuro e foram tomadas no quintal "de casa".

O outro destaque "made in RS", o Grêmio carimbou a taça da Copa Libertadores pela terceira vez em novembro de 2017. Foi em Lanús, no país vizinho, mas o tricolor de Renato carrega o nome "portoalegrense" no escudo. Mais uma vez, a nossa Capital brilhou pra toda América e garantiu viagem para os Emirados Árabes. Lá, num outro alfabeto, o Rio Grande do Sul virou novamente o centro das atenções. Os gaúchos estavam diante da maior potência do futebol mundial, o Real Madrid.

Mesmo com a derrota no Mundial de Clubes da Fifa, jornalistas espanhóis, africanos, árabes e norte-americanos fizeram manchetes digitando o nome do Rio Grande. Na vitória ou na derrota, seja dentro do campo ou fora, para os de toga ou bandeira na mão, Porto Alegre e o Estado ganham a cada dia mais visibilidade no cenário nacional e também, por que não, (bairrismo, a parte) no cenário mundial.

Danilo Teixeira é editor regional do SBT RS.

Comentários