Uma aula de marketing na ADVB

Por Paulo Ricardo Meira O Congresso de Marketing e Vendas da ADVB foi uma grata surpresa para o mercado. As temáticas abordadas, de construção …

Por Paulo Ricardo Meira
O Congresso de Marketing e Vendas da ADVB foi uma grata surpresa para o mercado. As temáticas abordadas, de construção de marca, qualidade de vida no trabalho, logística, fidelização, fusões e responsabilidade social, foram trabalhadas por executivos, palestrantes e debatedores de primeira linha, e tiveram um fecho especial pela palestra técnico-motivacional de Dulce Ribeiro, que conseguiu que todos, ao final, cantassem juntos, em pleno evento, de forma apaixonada e espontânea.
O evento ratificou uma percepção que pouco a pouco avança no mercado, que é cair por terra o dogma de que "o cliente é o rei", e que "todo cliente vale a pena". Sobretudo no tema de fidelização, a posição que começa a prevalecer é o da seletividade de clientes, com base no princípio de Pareto, da heurística de que 20% dos clientes de uma empresa são responsáveis por 80% do volume de negócios gerados. Com base nos critérios de freqüência de compras, volume e prestígio, pode-se identificar essa base qualificada de clientes, e é com essa parcela que a empresa deve praticar o marketing de relacionamento, pois isso tem um custo, e não adianta tentarmos fidelizar que é "procurador de barganha", e não tem interesse em se deixar fidelizar.
As apresentações de logística foram sobremaneira didáticas e interessantes, discutindo um tema por vezes subestimado em sua complexidade e importância.
Contudo, a principal "aula" de marketing foi dada pela própria equipe da ADVB, que exibiu com maestria um evento impecável em todos os aspectos, desde a divulgação on-line, por assessoria de imprensa e anúncios, até o formato do evento em si: dois telões para as palestras, sala anti-stress com impressionante ambientação oriental, duas generosas salas de "coffee-table" montadas com parcerias e merchandising, quiosques de expositores com sorteios de brindes e um coffee-break que, em vez de café, tinha um espaço da Casa Bacardi, oferecido pelo evento e pela Incentive House, que preparava drinks exóticos em meio a performances de bartenders ao melhor estilo do filme "Cocktail", com Tom Cruise.
Mais que um congresso, foi um show. Uma verdadeira aula de marketing para todos nós.
* Paulo Ricardo Meira é publicitário e professor do UniRitter

Comentários