Uma dose de Chivas

Por Cado Bottega, para Coletiva.net

Assim como o Luis Fernando, continuo procurando, até hoje, o autor da célebre frase "O Chivas Regall dos uísques". O cara que escreveu algo assim não recebe mais mensagens. Não atende a porta. Não se mexe da cadeira. Não lê mais nada, não vê mais televisão, não vai ao cinema e fala somente o indispensável. Passa o dia sentado, de pernas cruzadas, com um olhar perdido. Alimenta-se de coisas vagamente brancas e bebe champanhe brut em copos de tulipa. Com um leve sorriso nos cantos da boca. Afinal, ele criou a frase definitiva e conta a lenda que nunca mais trabalhou. Vive deitado até hoje sobre os louros da fama e, se alguém o indagasse, "Você é?? -"Sim! O cara que escreveu a frase: O Chivas Regall dos uísques.

Imaginem se a ficção criada por Verissimo, talentoso redator publicitário, fosse a verdade do dia a dia dos criativos? Aliás, conheci o LFV quando fui em busca de um estágio na MPM lá nos altos do Morro Santa Tereza. Fui recebido por Sérgio Gonzales que, no afã de afirmar a grandeza da maior agência de propaganda brasileira, apontou para um sujeito gordinho no canto da sala dedilhando com destreza uma máquina de escrever e falou, com orgulho, em um timbre de locutor de rádio: "Sabe quem é aquele ali? É Luis Fernando Veríssimo, um de nossos melhores redatores". Na hora, me veio à lembrança uma máxima dos hermanos de que Maradona foi o melhor jogador do mundo e um dos melhores da Argentina.

Criar é viver incessantemente em busca de ideias, de conceitos, de diferenciais, de valor, e não apenas concebê-las. É preciso justificá-las, testá-las e, muito importante, saber vendê-las. Quantas milhares de ideias morreram pela mão de um sem número de intermediários que não conseguiram mantê-las vivas ao longo do caminho? A ideia precisa ser carregada no colo, ser bem tratada como um filho. Ganhar mimos e baldas para crescer forte e poderosa. E isso só conseguimos com dedicação e ralando muito. E não tem como viver de louros como o cara do Chivas Regall. O Clube de Criação do Rio Grande do Sul, do qual me orgulho de fazer parte, cunhou a frase 'Valorizar o valor das ideias'. A redundância é proposital para que sempre estejamos alertas para não cairmos no lugar-comum, não ficarmos na zona de conforto e, muito menos, nos banharmos no raso.

Então, se você conhece quem criou frases como 'Cuidar de você. Este é o plano' ou 'Amo muito tudo isso', 'Abra a Felicidade', 'Just do it', 'Você sempre bem', 'Economizar é comprar bem', só pra citar algumas, mande uma mensagem dando os parabéns. Eles merecem.

Cado Bottega é publicitário diretor de Inteligência Criativa da CDN Sul, conselheiro do Clube de Criação do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP).

Comentários