Um dos painéis no ‘Marcas de Quem Decide’, evento promovido pelo Jornal do Comércio na tarde desta terça-feira, 3, foi o ‘DNA de Gigantes: A construção da marca à prova do tempo’, que contou com a presença de Alberto Freitas, diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Zaffari, e Rosane Fantinelli, diretora de Marketing da Tramontina. Em conversa exclusiva com Coletiva.net após sua explanação, Alberto foi categórico: “A marca é um ser abstrato, mas ele é o principal ativo das empresas”.
Conforme o executivo, a marca Zaffari, uma empresa com mais de 90 anos, foi construída com princípios e valores, e “a Comunicação é responsável pelo transporte desse sentimento, de essência, de crença aos seus públicos”. Defendeu também que não se constrói um ativo de marca sem comunicação assertiva, nos canais adequados, com os públicos, narrativa e conteúdos certos. E completou, ao afirmar que tudo comunica: um sorriso na loja, um abraço do cliente, um café que está oferecendo, tudo isso está construindo ou retirando o valor da marca”.
Alberto se mostrou satisfeito com a explanação no palco do Marcas de Quem Decide, classificando a ocasião como um bom bate-papo e com ótimo tempo. Também não poupou elogios ao Jornal do Comércio pelo movimento de reinvenção da pesquisa tradicional, afirmando que o veículo segue construindo o seu negócio, e ressaltando a mudança física da empresa de Comunicação para o Tecnopuc.
O diretor de Comunicação e Relações Institucionais salientou ainda que, com esse evento, o Jornal do Comércio traz para empresas e marcas mais espaço para expressar o que desejam, seu potencial, essência e desejos. “Então, contar com veículos sérios, que fazem a curadoria da informação, que não tratam com fake news, é valor para as marcas, mas principalmente para a sociedade.”
A equipe de Coletiva.net acompanha a 28ª edição do Marcas de Quem Decide em dois momentos: a entrega das certificações às marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos, promovida pelo Jornal do Comércio, e o evento de branding e conteúdo, que reúne palestras e bate-papos. A cobertura on-line será atualizada em tempo real com matérias no portal, entrevistas exclusivas, repercussões no Facebook e Threads, além de fotos e vídeos no Instagram de Coletiva.net. Os principais momentos também terão destaque em drops especiais na Coletiva.rádio. A equipe é formada pelas jornalistas Márcia Christofoli, Márcia Dihl, Patrícia Lapuente e Ronise Garcia.

