Encontro Internacional de Cidades integra ações do Festival de Cinema de Gramado

Evento será realizado de 12 a 14 de agosto, abordando o audiovisual como vetor de desenvolvimento local

Painelista Maria Fernanda Galeano Rojo, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Medellín. - Crédito: Divulgação.

O Festival de Cinema de Gramado promoverá, entre 12 e 14 de agosto, o 1º Encontro Internacional de Cidades. Integrada à programação do 10º Conexões Gramado Film Market, a iniciativa reunirá gestores públicos, instituições brasileiras e organismos ibero-americanos para discutir políticas públicas, economia criativa, desenvolvimento territorial e o fortalecimento do setor audiovisual.

As atividades ocorrerão no Hotel Serra Azul (Rua Garibaldi, 152, no bairro Centro), em Gramado, durante a 54ª edição do festival, marcada para o período de 12 a 22 de agosto. A programação abordará temas como turismo, cultura, inovação, geração de oportunidades e projeção dos municípios.

Um dos destaques será a participação da cidade colombiana de Medellín, representada por Maria Fernanda Galeano Rojo, secretária de Desenvolvimento Econômico, e Karla Valderrama, coordenadora da comissão fílmica local. As convidadas apresentarão experiências relacionadas à transformação urbana, à inovação, à atração de produções audiovisuais e ao desenvolvimento econômico e social por meio da economia criativa.

Fortalecimento do Audiovisual

Em sua décima edição, o Conexões Gramado Film Market amplia a articulação com administrações municipais. Coordenado por Ralfe Cardoso, o projeto foi criado para fortalecer a indústria audiovisual brasileira e, neste ano, destacará o potencial do setor para movimentar a economia e contribuir para o desenvolvimento das cidades.

Com a participação de instituições como Embratur, Gramadotur, Rio Filme, Comissão Fílmica de Medellin, o Encontro Internacional de Cidades busca reforçar o papel do Festival de Cinema de Gramado como espaço de cultura, mercado, cooperação e reflexão sobre o futuro das cidades por meio do audiovisual.

Inscrições

As inscrições para o 1º Encontro Internacional de Cidades estão abertas pela internet. As vagas são limitadas, com preferência para gestores públicos, mas outros servidores e profissionais interessados poderão participar conforme a disponibilidade.

Cada município pode credenciar mais de um representante, desde que seja feita apenas uma inscrição por CPF. O credenciamento garante acesso a todas as atividades do encontro e às dependências do Festival de Cinema de Gramado, exceto às áreas restritas e às sessões das mostras competitivas.

Confira a programação do 1º Encontro Internacional de Cidades:

12 de agosto

11h – Credenciamento e Recepção Institucional;

13h30 – Abertura oficial;

14h15 – Apresentação do Gramado Film Market;

14h45 – Inovação, desenvolvimento econômico e transformação territorial: Medellín que nos inspira;

15h30 – Intervalo;

16h – Gramado e o Turismo para o futuro;

17h30 – Santa Cruz do Sul: o impacto de fazer cinema;

18h15 – Encerramento e happy hour.

13 de agosto

9h – Gramado, a cidade que desenhou seu sucesso;

9h45 – Como criar cidades inovadoras: o exemplo de Medellín;

10h30 – Intervalo;

11h – Projetos educativos – o audiovisual como desenvolvimento social e aposta em novos futuros;

12h – Almoço;

14h – Turismo de tela: como o que assistimos inspira o desejo de conhecer;

14h45 – Impacto da Lei Federal de Incentivo à Cultura no PIB brasileiro;

15h30 – Intervalo;

16h – Economia criativa como estratégia de desenvolvimento local;

16h45 – A ousadia de cidades que não são capitais: Campo Bom e Bagé, referências em infraestrutura cultural e atração de projetos;

17h30 – Visita ao Palácio dos Festivais.

14 de agosto

9h – Reforma Tributária e o impacto nos mecanismos de incentivo à cultura de estados e municípios;

9h45 – Maricá: um exemplo a ser seguido;

10h30 – Filmando em Nova York, Porto Alegre e Muitos Capões (RS). O que preciso para filmar na minha cidade?;

11h30 – Encerramento.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.