Fórum GFM debate mercado, políticas públicas e inovação no Festival de Cinema de Gramado

Programação contará com painéis, masterclasses e mesas de debates voltados a ampliar o espaço de diálogo sobre o cotidiano profissional do Audiovisual

Sofia Ferreira, diretora do Iecine. - Crédito: Ticiane da Silva.

Chegando à décima edição em 2026, o segmento mercadológico do Festival de Cinema de Gramado, o Conexões Gramado Film Market, realiza o Fórum GFM – Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul 40 Anos, aberto ao público geral a partir do próximo sábado, 15. A programação contará com painéis, masterclasses e mesas de debates voltadas a ampliar o espaço de diálogo sobre o cotidiano profissional do Audiovisual e aproximar agentes dos setores público e privado, instituições, produtoras e profissionais de diferentes áreas do fazer cinematográfico. 

As atividades serão distribuídas entre a Sala Rubi e a Sala de Coletivas do Hotel Serrazul, além do Museu do Festival de Cinema de Gramado, e abordarão temas que vão desde a concepção e realização de projetos até financiamento, políticas públicas, sustentabilidade e internacionalização. A proposta é trazer discussões sobre os desafios e perspectivas para o desenvolvimento da indústria criativa no Brasil a partir de experiências nacionais e internacionais. A programação completa das atividades, incluindo respectivos horários e locais de realização, pode ser conferida aqui

Debates sobre o audiovisual como política de Estado, produções independentes, estratégias de distribuição e conexão com o público estão entre os destaques da programação. O fórum também coloca em pauta as transformações tecnológicas nos processos de produção, a diversidade e a representação nas telas, a articulação nacional entre film commissions, as perspectivas de futuro para o audiovisual brasileiro e a adoção de práticas de sustentabilidade nas produções. 

A programação contempla ainda discussões sobre coprodução e integração audiovisual no Mercosul, patrocínio e investimento cultural, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento territorial, mercados internacionais e coprodução, preservação e memória e ambientes de trabalho livres de assédio. Complementam o fórum uma masterclass sobre efeitos práticos e criação de criaturas no cinema fantástico, um workshop sobre os caminhos da coprodução internacional e o lançamento de um livro dedicado à cinematografia tocantinense.

Para abordar todos esses temas, foram reunidos profissionais de diferentes áreas e perfis do Audiovisual e da gestão cultural, como Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras; Joana Braga, gestora da Porto Alegre Film Commission; Karla Valderrama, coordenadora da Comissão Fílmica de Medellín; Leo Edde, presidente da RioFilme; Morris Kachani, gestor do Cinema do Brasil (SIAESP e Apex); Sofia Ferreira, diretora do Iecine; e CEOs e representantes da H2O Films, Paris Entretenimento, Vitrine Filmes, Quanta, entre outros.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.