"Temos o papel de apoiar a produção de conteúdo", diz editor-chefe de O Timoneiro

Vanderlei Dutra conversou com Coletiva.net sobre a presença da imprensa no Festival de Publicidade

Editor-chefe do jornal O Timoneiro faz a cobertura do Festival de Publicidade - Crédito: Coletiva.net

Nem só de pautas tradicionais se faz um jornal impresso. Vanderlei Dutra está no 23º Festival Mundial de Publicidade de Gramado para cobrir os conteúdos oferecidos nestes dias. Para ele, a coordenação foi muito feliz ao montar a line up da edição. "Como imprensa, temos o papel de apoiar o público com a disseminação de informação relevante. Queremos auxiliar empreendedores e criadores de conteúdo de Canoas", comentou o editor-chefe, com Coletiva.net.

Conforme o repórter, ao mesmo tempo que a internet é um desafio para a maioria, ela oferece muitas possibilidades, então, entende que a imprensa precisa apoiar e assessorar as pessoas que querem navegar por esse caminho de produção de conteúdo digital. Na opinião dele, o Festival está de alto nível, trazendo para o debate temas relevantes como responsabilidade socioambiental, questões éticas e inclusivas. "É esse discurso que vai formar os profissionais do mercado de amanhã e isso é muito legal", ressaltou, garantindo estar aprendendo muito também.

Outro aspecto reforçado por Vanderlei é a importância de um evento desses fora do tradicional eixo Rio-São Paulo. De acordo com ele, o mercado publicitário mudou tanto, que até mesmo grandes agências gaúchas desapareceram. "Esses novos profissionais são forjados na escola do marketing digital e percebemos que buscam conversão, clique e venda", alertou. Então, para ele, é importante absorver o que é compartilhado aqui, para que não se faça uma publicidade nociva. "Isso faz com que o Festival seja ainda mais relevante, porque tem muita gente, muita marca, muito empreendedor desassistido", refletiu.


A equipe de Coletiva.net acompanha em tempo real o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, realizado de 7 a 9 de junho na Sociedade Recreio Gramadense. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou dois estudantes para reforçar a cobertura do portal. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários