Brasil segue como maior delegação no SXSW, atrás apenas dos EUA

Mais de 1,6 mil brasileiros participaram da edição on-line, que se encerrou neste final de semana

Painel marcando a presença brasileira no evento foi registrado pelo Coletiva.net na edição presencial de 2019

O Brasil ainda é a maior delegação estrangeira a participar do SXSW. Este é o terceiro ano consecutivo que os brasileiros lideram a participação no evento, ficando atrás, apenas, dos norte-americanos. "O Brasil superou a marca dos ingleses, que, até então, estavam em maior número", disse Tracy Mann, responsável pela área de desenvolvimento de negócios internacionais para o Brasil do SXSW, em entrevista exclusiva ao Coletiva.net.

Na conversa, Tracy comentou que os números não oficiais são 96 brasileiros inscritos no SXSW EDU e 1666 no SXSW On-line. "Teremos os dados oficiais somente em abril", afirmou. O número se manteve o mesmo que em 2019, que foi a última edição do evento, visto que a de 2020 foi cancelada devido à pandemia. Sobre os profissionais de imprensa, Tracy informou que foram cadastrados mais de 1500, menos do que no evento presencial. 

O sucesso da primeira edição on-line do evento foi uma surpresa para a organização, que estava receosa, segundo Tracy. "Ficamos felizes em conseguir realizar o evento e o resultado foi ótimo. A comunidade do SXSW abraçou o evento e as pessoas se engajaram de uma maneira que não imaginávamos. Estamos muito satisfeitos", garantiu ao portal.

E para os que pretendem participar do SXSW no ano que vem, Tracy informou que a edição presencial está confirmada e, inclusive, com data marcada e local reservado. "Estamos planejando um evento híbrido, mas ainda não sabemos se ao mesmo tempo ou se o presencial será em março e um virtual em outro momento", comentou, dizendo que estas questões ainda serão debatidas pela organização nos próximos meses. O festival está marcado para 11 a 19 de março de 2022.


Coletiva.net realiza pela terceira vez a cobertura do South by Southwest (SXSW), com o apoio da Alright. Realizado normalmente no Texas, estado norte-americano, em função da pandemia de Covid-19 o festival de Inovação, Cultura e Criatividade acontecerá neste ano de maneira on-line. A repórter especial do portal Gabriela Boesel é quem acompanha o evento pela segunda vez, e relata as principais tendências e insights de personalidades e empresários de grandes players mundiais.

Comments