Empreendedorismo Feminino: o exemplo que vem da Restinga

Coletiva.net conversou com a presidente da EmpreendedorAs Restinga, Roberta Capitão Coimbra

Roberta Capitão Coimbra conversou com a equipe de portal - Crédito: Reprodução/POA2020

A técnica em prótese dentária Roberta Capitão Coimbra palestrou nesta tarde, 5, no Festival POA 2020, com o tema Mulheres Empreendedoras da Restinga. O portal Coletiva.net conversou com ela para saber mais sobre essa experiência. Proprietária de uma clínica odontológica na Restinga, no meio de 2019, ela começou a perceber que muitos dos clientes que ligavam para marcar consulta desistiram quando ela falava o endereço. O mesmo não acontecia com os agendamentos na filial, localizada na Juca Batista. Roberta começou a perceber que a má fama do bairro estava prejudicando seus negócios. Conversando com outras comerciantes locais, percebeu que era um sentimento geral. Assim, elas se reuniram em 29 de maio de 2019 para tentar mudar essa imagem e alavancar os negócios com uma investindo na outra. "Se a manicure pensar que ela precisa consumir de mim para eu ir lá fazer a unha dela, é assim que a economia gira", exemplificou.

Em 12 de dezembro de 2019, foi regulamentada a Associação EmpreendedorAs Restinga, da qual Roberta é presidente. Unindo forças, as mulheres buscaram visibilidade para suas empresas, mas também para tentar modificar essa imagem, distorcida segundo ela, que as pessoas têm da localidade.  

Com o objetivo de empoderar as mulheres, elas desenvolveram estratégias como cursos presenciais de capacitação com profissionais mais experientes e realizaram eventos. O planejamento para 2020 era de ampliar as ações com a expectativa muito grande, mas veio a pandemia e as estratégias tiveram de ser mudadas. O foco então foi dar visibilidade para as comerciantes. "Elas precisavam urgentemente organizar as redes sociais e fazer vendas online", relatou.

Para tanto, elas produziram o Vitrine EmpreendedorAs Restinga - live no instagram em que duas mulheres vendem seus produtos - passaram a exibir uma vendedora destaque na capa do Facebook durante um período e conseguiram acesso gratuito aos cursos on-line do Sebrae. Entre as áreas principais para desenvolver o negócio, Roberta percebeu que o Marketing é uma delas. Além, claro, do investimento na área digital.

"Aquela mulher que vendia só no balcão da loja ela tem que entender que ela não precisa abandonar o balcão da loja, mas a loja online dela tem que estar tão boa quanto o atendimento no balcão", defendeu. Outra mudança que veio com a pandemia foi a valorização do comércio local. "Eu acho que o 'compre do pequeno' vai ficar, mas o pequeno não estava preparado para as pessoas comprarem deles", acredita, explicando que mesmo sendo de pequeno porte é preciso ter uma boa estrutura de atendimento e de recepção para conseguir vender.

E os projetos não param. Para este final de ano, haverá o Natal Luz Restinga. Em parceria com a Associação de Comércio e Indústria da Restinga, um caminhão iluminado e com as logomarcas das empresas percorrerá as principais ruas. Com a intenção de mostrar à comunidade que, consumindo no comércio local, os empresários podem também investir nele, além de levar a magia do Natal para as crianças. O evento acontecerá no próximo dia 19, às 20h30.

Sobre o POA2020

Com o apoio da Do it, Coletiva.net marca presença on-line no POA2020, cujo propósito é debater a produção de sentido na exponencialidade das transformações provocadas pela tecnologia e pelos modelos de inovação. A cobertura do evento, com transmissão virtual, é produzida pelas jornalistas Cleidi Pereira, Nathália Ely e Patrícia Lapuente. A iniciativa é uma realização da Aliança para Inovação, do Pacto Alegre e do Porto Alegre Inquieta.

Comentários