South Summit: 40 startups mostram projetos durante evento

Por meio de uma competição, as empresas apresentam negócios ao longo dos dias de evento em espaço exclusivo para elas

Estas empresas estão divididas em cinco verticais - Crédito: Coletiva.net

Conexões, inovações e muita Tecnologia são os fatores que movem um dos maiores eventos deste segmento do mundo, o South Summit Brasil, que se encerra nesta sexta-feira, 6, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Afinal, esse foi o objetivo do encontro: incentivar startups a novos negócios e aproximá-las de investimentos. Além disso, por meio de uma competição, 40 empresas nascentes apresentam seus projetos ao longo dos três dias de evento, em espaço exclusivo para elas.

Estas empresas estão divididas em cinco verticais: 'Climatech', 'Digital solutions', 'Fintech/e-commerce', 'Future of work' e 'Industry 5.0'. No fim do dia, serão escolhidas duas por categorias, totalizando 10 startups, que apresentarão seus negócios novamente no palco principal. No local, cinco premiações serão entregues, sem valor de investimento, mas com reconhecimento por meio de troféus, das mãos de patrocinadores e autoridades. 

A apresentação de cada projeto será de três minutos e a banca avaliadora tem dois para perguntas. Os prêmios são: 'A mais inovadora/disruptiva', 'Melhor time', 'A mais sustentável', 'A mais escalável' e 'A vencedora da Competição de Startups do South Summit Brazil 2022'.  

Percepções do evento

Durante os dias, a reportagem de Coletiva.net esteve presente no Marketplace, a fim de acompanhar de perto negócios e propostas, além de conversar com responsáveis por startups. Segundo Airton Gói, head de Marketing da imobiliária Dooz, a expectativa para o Summit era de muitas descobertas. "Viemos com objetivo de explorar conhecimento tanto para o público interno quanto aos nossos clientes. Vemos aqui o apoio da Inovação e do networking", relatou. 

A Piperun, uma plataforma de aceleração de vendas, foi uma das empresas patrocinadoras do South Summit, em Porto Alegre. Conforme o CEO, César Augusto Gehm Filho, a cidade realizou um trabalho muito bom para receber um evento mundial. Para a primeira edição, segundo César, a organização cumpriu com os requisitos básicos. "No caso da Piperun, o Summit serviu para ouvir, também, pessoas com experiências que fazem o simples. Por vezes, tentamos métodos diferentes de negócios e o evento nos mostra justamente o diferente, para arejar as cabeças e nos levar para os caminhos dos resultados", explicou. 

"Percebemos que o evento tem sido muito de conexões", comentou Katiele, assistente intelectual da Inova Pictor. Conforme a profissional, a feira é importante para troca de ideias e muitas conexões, bem como os aprendizados das palestras. "Vejo como é importante a parceria de troca de conhecimentos para levarmos essa experiência para fora."

Lizia, que faz parte do Comercial da Faible Rube, plataforma de gerenciamento, disse que é sempre necessário ter presença em um evento deste porte, para levar ideias e conhecimento, além de muitos contatos. "Conseguimos conectar, não só no estande, mas também fora daqui, o que propõe novas ideias de Inovação", pontuou.

O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real os três dias do South Summit - um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia, realizado de 4 a 6 de maio, no Cais Mauá, em Porto Alegre. No evento, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. A cobertura on-line, que tem o apoio do Grupo RBS e da HOC, será atualizada com matérias no portal, entrevistas exclusivas, e repercutidas no Facebook e Twitter, fotos no Instagram do portal, bem como drops em Coletiva.rádio.

Comentários