Se olhe no espelho!

Por Flávio Paiva

Dezembro, o ano vai se fechando (como sempre) e 2019 vai se abrindo. Quando há fechamentos, há balanços da maioria das pessoas e empresas, mas há as várias e várias eleições dos melhores. Ou menos melhores, como foi o caso de Neymar, que ficou em 12º na escolha do Bola de Ouro. Um dos motivos foi sua lesão, que o impediu de jogar por um tempo. Mas o outro, sem dúvida, foi o fator comportamental, que faz a sua imagem.

Se no Barcelona ele tinha um pulso firme atuando sobre ele, em termos de disciplina e conduta, o mesmo não ocorre no PSG. Notou-se a diferença. Neymar passou a ser quase outro, mais expansivo, mas de uma forma negativa. No PSG ele é rei. Tem muito mais liberdade. Mas isto até agora foi negativo para o atleta.

Por outro lado, a imagem de cai-cai na Copa do Mundo da Rússia colou nele de tal forma que ele vai ter que trabalhar muito e sério, tanto dentro quanto fora de gramado, para que ela descole. Do meu ponto de vista, esta imagem colou porque ele realmente caía por qualquer coisa. E parece que não fui só eu quem achou isto. Claro, o Brasil tivesse ganhado a Copa e isto passaria batido, poderia até ser explorado (como tentou a Gillette) de forma divertido-positiva. Porém, o resultado em campo não ajudou.  E esta imagem negativa grudou.

Ele não deixou, apesar de tudo isto, de ser extremamente influente em redes sociais, tampouco deixou de ser um excelente atleta. Mas, em imagem, uma coisa se sobrepõe à outra e o risco é grande.  E gerenciamento de imagem e crise, como é o caso, é coisa para quem entende. Não é tarefa para amadores.

Usei o exemplo de Neymar não para fazer uma Malhação de Judas, mas para ressaltar a enorme importância de nossos gestos e postura, quer na vida pessoal, quer na vida profissional. Nas duas áreas, somos a resultante de uma série de fatores. E como vivemos em uma sociedade altamente imagética e plástica, nossas escolhas, gestos e posturas vão compondo e estruturando positiva ou negativamente nossa imagem. O que resulta - dependendo de como ela for percebida - em um convívio pessoal positivo (no âmbito pessoal) e /involução na vida profissional.

Portanto, o que é preciso fazer? Ter cuidado, ética, atitudes adequadas, comprometimento e respeitos, além de várias outras questões para que se erga um patrimônio positivo.

Sei que esta conversa parece já conhecida, mas estou repetindo porque não é muito praticada, apesar de toda a bibliografia, palestras e vídeos, por incrível que pareça. Acredito que estejamos no período de transição, em que chegará um momento em que as pessoas terão se aculturado efetivamente em termos de imagem a ponto de isto ocorrer de forma natural. E genuína. Muita gente ainda faz muita bobagem, cuja resultante é o prejuízo, seja em que área for.

Boa parte dos escolhidos como os melhores (que citei no início desta coluna) também o são por suas imagens profissionais, pessoais, não apenas por seu desempenho. Agora atentem: olhem-se no espelho antes de sair (não para ver se o cabelo ou a barba estão bons ou a maquiagem perfeita), enxerguem que ali vai um profissional (ou amigo, ou conselheiro, ou líder de uma ONG) que tem, mais do que nunca, responsabilidades. Cujos gestos e atos trarão consequências. Se atuarmos desta forma positiva, conseguiremos fazer um 2019 muito, muito melhor.

DICAS DO GUION

Amigos! O Guion está incrível! Estreias fantásticas e sensacionais em cartaz. Venha já ver e aproveite tudo que o Guion tem a oferecer: salas de cinema excelentes, ambiente climatizado, cafeteria cheia de delícias, espaço de exposição de peças de arte, livros selecionadíssimos e CDs idem. Além do estacionamento ao lado, é claro (com convênio).

ESTREIAS

MARIA CALLAS EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS (França, Documentário, direção de Tom Volf, 113 min)

2 OUTONOS e 3 INVERNOS (França, Comédia, direção de Sébastien Betbeder, 103 min)

UTØYA (Noruega, Drama-Suspense, direção de Erik Poppe, 98 min)

EM CARTAZ

E seguem em cartaz os sensacionais Bohemian Rhapsody, Um Homem Comum e A Excêntrica Família de Gaspard!

Aproveite o clima ameno e tudo de melhor (que você só encontra no Guion) e não perca tempo, corra e vá hoje mesmo! www.guion.com.br

Comments