Coluna do Nenê

OPINIÃO É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de …

OPINIÃO
É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo, por reforçar os vínculos familiares. Mas como o segundo domingo de maio passou a ser considerado, mundialmente, o Dia das Mães?
Desde a Idade Antiga, há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.
Anna Jarvis perdeu sua mãe,  Ann Marie Reeves Jarvis,  em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Com a morte da mãe, Anne, diante do sofrimento e da dor que sentiu, decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar às crianças a importância da figura materna.
Anne e suas amigas eram ligadas à Igreja Metodista da cidade mencionada acima. Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anne conseguiu celebrar uma missa em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton. A repercussão do tema da missa logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental,  William E. Glasscock. Glassock definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.
Logo, a repercussão da celebração oficial em âmbito estadual alastrou-se para outras regiões dos Estados Unidos e foi adotada também por outros governadores. Por fim, no ano de 1914, o então presidente dos EUA,  Woodrow Wilson,  propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio. O importante a ser mencionado é que a decisão de Wilson foi tomada a partir de sugestão da própria Anna Jarvis, que ficou internacionalmente conhecida como patrona do  Dia das Mães.
No caso do Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em outros lugares, houve também outros focos de comemoração de mesmo teor, geralmente associados a instituições religiosas. Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de  Getúlio  Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos Estados Unidos, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.
Potencialmente, como data comercial o Dia das Mães é a segunda data mais expressiva para o comércio de um modo geral, só superada pelo Natal.
Mãe é uma palavra mágica que move todos os corações.
Afinal? Dia das mães é todos os dias..
Felicidades para todas as mulheres que são mães.
CONSUMO
Segundo estudo da DUNNHUMBY, os brasileiros estão pessimistas em relação à situação econômica atual e pretendem gastar menos.
A população brasileira está menos confiante, mais pessimista e não vê melhorias em curto prazo. É o que diz estudo inédito realizado pela  Dunnhumby, empresa inglesa especializada em ciência do consumidor. O estudo cruzou dados de mais de 480 pessoas em todo o País.
De acordo com os dados levantados,  79% dos brasileiros estão pessimistas e não confiam na situação econômica do País, sendo que, em comparação com três meses atrás,  90% se consideram menos confiantes.
O atual momento econômico influencia também nas finanças domiciliares. Nos últimos seis meses, a situação financeira domiciliar piorou para  58%. Apenas  29% das pessoas acreditam que esse cenário irá melhorar nos próximos seis meses, enquanto  32% acreditam que pode piorar ainda mais.
ADVB
Especialista comanda o primeiro módulo do Programa de Extensão em Comunicação Corporativa promovido pela entidade, de maio a outubro. Marcus Dias irá tratar ainda de gestão de crise, sustentabilidade e mensuração da reputação de uma marca.
Existem quatro grandes campos que precisam ser desenvolvidos de forma efetiva para uma empresa alcançar uma reputação forte: "entender qual a lógica do negócio, ter inteligência competitiva para sustentar a gestão da notabilidade, elencar qual estratégia se vai construir para o gerenciamento da mesma e definir como difundi-la entre os stakeholders", ensina o diretor executivo do Reputation Institute Brasil, Marcus Dias. O especialista ministrará o módulo Imagem e Reputação, que ocorre no dia 13 de maio, das 8h30 às 17h30, na sede da ADVB / RS (Rua Celeste Gobbato, s/nº - Praia de Belas), e integra o Programa de Extensão em Comunicação Corporativa. Além de gestão da reputação, o curso ministrado por Dias irá tratar ainda de gestão de crise, sustentabilidade e mensuração da reputação de uma marca. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por email ( [email protected]) ou por telefone (51) 3290.6300.
BOLSA
A Officina Sophia, empresa de pesquisa especializada em varejo e comportamento de compra, divulgou resultado de estudo realizado para mostrar quais empresas têm conquistado o famoso "amor de marca". Após ouvir mais de 1.400 pessoas, o resultado elegeu a Le Postiche como a segunda marca mais amada pelo consumidor no setor de bolsas.
Cinco dimensões foram utilizadas para calcular o amor dos clientes pelas marcas: feita pra mim, conexão emocional, humana, qualidade e identidade. Divididas em 29 setores, empresas como a Le Postiche, que se destacaram entre os concorrentes, podem se considerar parte de um amor intenso por parte do consumidor, que vai além do nível de conhecimento e satisfação.
DEZ
A campanha institucional criada pela Dez Comunicação - anúncios em jornais, spot para a rádio e VT - para divulgar conceitos e a nova marca da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho realça a crença da instituição no poder transformador das novas gerações.  As chamadas Para onde vai o Futuro? Aonde o conhecimento vai nos levar?  É para lá que nós vamos acompanham mensagens que giram em torno da máxima da instituição de que o Conhecimento transforma e de que os grandes protagonistas dessas constantes mudanças do mundo são mesmo os jovens.
REPAROU?
A internet e sua cauda longa nos mostraram que hoje nenhum diretor de Criação pode mais se dar ao luxo de afirmar com todas as letras que sua campanha é "matadora"!
Pode utilizar a melhor dupla de Criação, fazer a pesquisa que for, mas a verdade é que tudo depende de como as pessoas vão perceber sua mensagem.
E nem sempre o resultado que a gente imagina, acontece. Na maioria das vezes, a percepção é bem diferente da mensagem.
Você já reparou quantas campanhas foram um tremendo fracasso simplesmente porque "alguém achou que iria funcionar"?
Reparou que uma das formas de minimizar erros é entender por qual lente as pessoas estão interpretando a campanha?
Reparou que essa lente nada mais é que o imaginário de cada um que vem a tona quando exposto a uma mensagem?
Reparou que a comunicação nada mais é que o despertar de algo que já está dentro das pessoas?
Reparou que as pessoas tendem a se identificar com seus condicionamentos apesar de não percebê-los?
Reparou que sua credibilidade despenca quando você se comunica na 1ª pessoa do singular?
Reparou que quando você coloca sua mensagem na boca de outra pessoa, ela tende a ganhar maior credibilidade?
Reparou que uma única palavra mal colocada pode por a perder toda a mensagem?
Reparou que o maior pecado de uma mensagem são seus excessos de linguagem?
Reparou como as pessoas gostam de coerência, continuidade?
Reparou como o "mood" atual pede linguagem mais informal, próxima, íntima, "sem terno e gravata", "brother"?
Reparou que a boa comunicação é coisa de profissionais?
Reparou que, quando você pensa que está tudo certo com sua mensagem, você pode estar redondamente enganado?
Reparou que uma campanha mal interpretada, um texto mal colocado, um post fora de tom é difícil consertar?
Reparou que a "bola da vez" é a humildade, vulnerabilidade, valores humanos?
Reparou que as pessoas se identificam com seus iguais?
Reparou que as pessoas se projetam em seu aspiracional?
Reparou que as pessoas não gostam de perder tempo interpretando uma campanha?
Reparou quanta coisa você deve reparar para que as pessoas reparem em você do jeito que você quer que elas reparem?
Ou você prefere falar para o espelho?
GELO
Nos dias 26 e 27 de março, a Beneficência Portuguesa de São Paulo promoveu uma  ação desenvolvida pela DM9DDB para alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.
Intitulada ?Os Homens de Gelo?, a ação levou às ruas do centro da capital paulista estátuas congeladas com órgãos em destaque, chamando a atenção de centenas de pessoas que passavam por lá.
INCOMUM
Uma das maiores empresas no ramo de arroz no Brasil, a Josapar, lança a edição 71 da revista Prato Cheio. Com o título "Aproveitamento integral de alimentos", a matéria principal aborda um rastro do desperdício de alimentos com dicas práticas de como evitá-lo, aplicadas por quatro colaboradoras.
Voltada exclusivamente aos colaboradores e aos representantes comerciais de todo o País, a revista Prato Cheio conta, há pouco mais de um ano, com a assinatura do jornalista Claucio Brião e a parceria estratégica da Agência Incomum.
SENAC
"A mudança como fator de inovação e sucesso" foi o tema debatido no dia 7 de maio pelo diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa. A palestra, voltada para empresários, aconteceu no Restaurante Solarium. José Paulo da Rosa é doutor e mestre em educação, especialista em Engenharia de Produção e Gestão de Escola Técnica, além de graduado em Administração de Empresas. Atuou no Sistema Fiergs nas décadas de 1980 e 1990. Na Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), foi diretor regional do Sesc-RS nos anos de 2001 e 2002. Atualmente é diretor regional do Senac-RS, cargo que ocupa desde 2003 . Também é autor do livro "Escolas e Qualidade".
A Feira de Oportunidades, que aconteceu entre 4 e 8 de maio, em todas as unidades Senac do Estado, já figura como uma das mais importantes ações de incentivo à qualificação profissional no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de levar qualificação profissional ao maior número de gaúchos, foram atendidos mais de 100 mil pessoas gratuitamente durante o evento.
PLANOS
Profissional consegue o sucesso sabendo para onde quer ir. Logo, um projeto de vida pessoal se torna indispensável.
De acordo com artigo apresentado por Alice Schuch no evento Congresso Virtual Brasileiro de Administração (Convibra), 60% a 80% das organizações não alcançam os objetivos definidos em seus planos estratégicos. A pesquisadora explica que o dado está relacionado com o frequente posicionamento de líderes ineficientes em identificar para aonde querem levar a organização.
"Planos estratégicos são indispensáveis, mas tendem a ser frustrantes porque as pessoas não sabem aonde querem ir. Elas têm que trabalhar a consciência em primeira instância", explica. Alice lembra que, segundo Freud, 80% das ações humanas são inconscientes. "É precisar trabalhar a autenticação do profissional e organizar a casa interna, o seu projeto de vida, para a partir disso desenvolver a liderança na direção de um destino adequado e compatível com interesses da organização. Agimos refletindo o que somos por dentro".
ZOOM
Marcelo Portugal, Alberto Serrentino, Eduardo Oltramari e Julio Mottin Neto são os nomes confirmados para o Zoom - Vencendo a Crise, evento promovido pela CDL Porto Alegre. O encontro será realizado no Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861 - Higienópolis), no dia 21 de maio, das 8h30 às 12h30.
O Zoom - Vencendo a crise apresentará alternativas para que os lojistas consigam manter a empresa com números positivos em um período de estagnação econômica como o atual.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.zoom.eventize.com.br. Informações pelo e-mail [email protected] ou no (51) 3017.8138.
GRUPO
O Grupo CAPC participará do maior evento de Gestão de Pessoas do Sul do país, o Congregarh 2015, que acontece de 13 a 15 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681). A empresa, que possui um núcleo focado no recrutamento e seleção de pessoas para atuar na indústria do varejo, estará com um estande durante todo o evento.
ERRATA
Na nova conta da agência Selling, o nome do coordenador de Marketing dos Colégios Maristas é Tiago Rigo. Os nomes da agência e cliente foram publicados com grafia incorreta.
CONFEDERAÇÃO
No dia 28 de abril, foi publicado no Diário Oficial da União a criação da confederação (CNSC) que une a Federação Nacional de Empresas de Rádio e TV (FENAERT), a Federação Nacional das empresas de Jornais e Revistas (FENAJARA) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO). Ary dos Santos, presidente da Fenaert, destaca a importância do conjunto de todas estas entidades, visando o crescimento de todas as entidades patronais de comunicação.
ABICALÇADOS
O 19º Seminário Nacional da Indústria de Calçados será realizado no dia 20 de maio, às 8h, no Anfiteatro Padre Werner, em São Leopoldo.
NETSHOES
Com seu programa de Jovens Aprendizes, a Netshoes faz um "gatilho" para inclusão de jovens no mercado de trabalho, buscando mais que funcionários, mas colaboradores que gostam e utilizam a marca.
YOUCOM
Uma das marcas mais conhecidas no segmento de vestuário feminino e masculino acaba de lançar sua loja 24 horas. Agora, com plataforma digital você pode realizar suas compras durante 24 horas, pelo site www.youcom.com.br, clicando apenas na loja virtual. Com mais de 25 lojas no Brasil, sendo elas nos estados de MG, SP, e RS.
DEZ
Há 21 anos, a rede de supermercados Angeloni homenageia seus clientes pelo seu 57º aniversário. E convida seus clientes a participarem da festa com peças de "encher os olhos", criados em forma de PDV em SC e PR. A Angeloni está entre as 500 maiores empresas do País, conforme ranking da revista Exame.
E-COMMERCE
Segundo o IBGE, 11,5% dos lares acessam à internet através de seus tablets e smartphones. Os computadores e laptops ficaram praticamente fora da pesquisa por seu desuso.
COMPETENCE
Acompanhando o momento de crescimento da Cassol, a agência Competence desenvolveu uma nova linha de comunicação, explorando o mix completo da empresa.
Os textos de utilizam de um discurso simples e direto.
Acesse o filme: https://www.facebook.com/competencelab?fref=ts
PERFIL PRESENTEADOR
O CDL, juntamente com o Sindilojas, realizou pesquisa com o perfil de compradores gaúchos. Neste dia das mães, a previsão é de 80 milhões circulando no varejo.
O perfil dos compradores: os práticos, os planejados, os afetivos e, por fim, os a categoria "vaquinha".
MÃO DE OBRA
Na contramão das estatísticas, existem mulheres que optam por ser mães, mas mesmo assim continuam ativas no mercado de trabalho. Elas comprovam que com dedicação e muita competência é possível conciliar maternidade a uma carreira de sucesso.
MARCA
Marca é o que falam de sua empresa quando você não está perto. E o que você quer que as pessoas falem de sua marca?
Os diretores da SPR convidaram empresários e interessados que participaram das palestras ministradas por Felipe Schimitt Fleicher e Gilnei Silva, tendo como tema "Os diferentes herdarão a terra" e "como sua marca pode ajudá-lo".
CRITEO
A Criteo revela por meio de relatório trimestral os resultados das transações e-commerce de 2015. Dentre os destaques está o inédito acontecimento de que países como Japão e Coréia do Sul tiveram um incremento de 50% em vendas online realizada via mobile. Estima-se que, até o final de 2015, 22% das compras no Brasil serão via dispositivos moveis e smartphones.
ESTUPRO
A campanha criada pela BBDO Nova York foi severamente criticada pelos meios de comunicação como New York Times, por incentivar em seus rótulos da cerveja BUDLIGHT a ideia de "Up for Whatever". Ou seja, foi um tiro no pé, pois assim incentiva o uso da bebida com a ideia "Esta é a cerveja perfeita para você tirar o "não" de seu vocabulário nesta noite".
BEIRA RIO 40 ANOS
Muito bom o conteúdo do texto da Indústria calçadista Beira Rio, publicado na capa da Zero Hora. Orgulho de termos uma empresa gaúcha sólida estabelecida e produzindo em municípios gaúchos, gerando empregos e impostos que acabam ficando aqui.
SPR
Inspirada na versão lúdica que remetem a imaginação, a empresa fornece material para transformar o trabalho de estilistas em realidade. Com o conceito "realize", a empresa fornece o produto que o cliente precise para suas criações mais ousadas. O maior desafio da agência foi explorar o potencial de criação através de imagens instigantes e divertidas. Ou seja, é possível transformar sonho em realidade
W.BEER
A Wine.com.br anuncia chegada  no mercado da mais nova marca de cerveja a w.beer.com.br. Com lançamento na mais prestigiada cervejaria Dinamarquesa, o produto possui mais de 300 rótulos e gostos diferentes. Esta é a proposta desafiadora da empresa. Além disso, terá importações via e-commerce criando um grupo exclusivo de sócios, onde recebem também os rótulos da cerveja para colecionar.
PRÊMIO
O objetivo da premiação entregue aos três vencedores  pela Discovery Network Brasil foi o de evidenciar o poder criativo dos profissionais de mídia do mercado publicitário brasileiro. Os vencedores são Projeto Mapfre, Correios e Camil.
A Discovery acredita no pensamento de mídia diferenciado, com estratégias inovadoras através de múltiplas plataformas.
Acesse: www.premiodiscovery.com.br
NOVA CONTA
A W3haus anuncia que agora passa a atender às tintas Coral em sua plataforma digital. A agência inicia um novo e relevante processo de investimento.
Acesse: www.coral.com.br
HOME OFFICE
De acordo com dados de estudo da Global Evolving work, o Brasil teve um crescimento de 100% em número de pessoas trabalhando em "home Office".
Segundo o coaching Alexandre Prates, existem alguns passos para render no trabalho em casa, pois as pessoas devem obedecer certos quesitos ou acabam dando "o tiro no  próprio pé". "Ser dono de sua rotina é incrível, mas você está preparado para isso?"
E3
Uma das grandes alternativas para os problemas econômicos e o networking é criar relacionamentos fortes para criar bons relacionamentos. Pensando nisso, o diretor Nacional Business Network Internacional, Marcos R. Martins, selecionou alguns passos para conhecer as pessoas certas.
Mais informações: www.evcom.com.br
CONQUISTA
Na noite de quinta-feira, 7, o SBT recebeu convidados especiais na casa do apresentador José Pinheiro Machado, "Anonymus Gourmet", onde foram apresentadas a nova cozinha e a abertura do programa, que estreia neste sábado, 9, às 12h15, para todo o Estado.
O diretor do SBT para o RS, Luis Cruz, bastante emocionado, fez um belo discurso do que representa essa conquista para a emissora e disse que este é um segmento que cresce muito no País.
Olina, Arroz Pileco, Produtos Dália e Japesca são os patrocinadores do programa.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários