A gigante com medicamentos

Por Flavio Paiva

A gigante do varejo online Amazon acaba de informar que irá comprar o grupo de remédios com prescrição PillPack, nos Estados Unidos. Mais um segmento em que a empresa polvo entra. E sabe-se que quando ela entra, não entra para brincar. Os Estados Unidos parecem distante daqui, mas não estão. Que fiquem de antenas muito ligadas as empresas do ramo farmacêutico no Brasil, que atuam da mesma forma. E as que atuam de forma parecida também.

Jeff Bezos parece dono de um apetite realmente insaciável. E proporcional ao seu apetite está a sua visão comercial, que enxerga oportunidades em setores já consolidados (mas ele entra operando de outra forma ou com preço mais baixo, ou ambos). E isto causa uma revolução no setor, seja ele qual for.

Na verdade, é disto que precisamos, guardadas certas ressalvas: modificações, mudanças, novas práticas(oferecer o mesmo produto com processo de entrega diferenciado e preços mais atraentes, além de mais rápido, pode ser considerado uma nova prática). As ressalvas a que me refiro são no sentido de que não se substitua práticas antiquadas por um oligopólio (ou monopólio), cujo dono haja com total liberdade de práticas e preços. Para tanto, existem órgãos de proteção. O caso é que sejam atuantes e efetivos, como às vezes não são.

Tendo esta proteção aos consumidores como ressalva, o céu é o limite. Tenho falado muito em minhas colunas na questão das mudanças. Mas elas estão acontecendo a uma velocidade impressionante e ocorrem de forma horizontal e vertical (eu diria até diagonal), a tal ponto que vamos dormir com um modus operandi e players e acordamos com outro modus operandi e outros players (eventualmente constituídos por um único player, reunindo os antigos rivais).

Portanto, é preciso um ambiente de proteção para executivos e consumidores. E esta proteção só vem com informação, reflexão e muita atenção. Um aparente ótimo negócio pode ser o canto da sereia. Se o arrojo é marca registrada destes rápidos novos tempos, também é preciso cautela e caldo de galinha.

A mistura perfeita para estes tempos agitados, nervosos e inovadores é justamente de profissionais de cabelos brancos e jovens cheio de gás e novas visões. Como de resto acontece na vida toda. Tempos líquidos requerem esta combinação, para o melhor resultado. Conservadorismo sem arrojo não serve para muita coisa hoje em dia. Mas arrojo sem cuidado pode ser fatal, por outro lado. E neste caso, às vezes não tem remédio.

Gokan no Viva Open Mall

Já está funcionando há meses o incrível Gokan-apaixonados por sushi no Viva Open Mall (Av. Nilo Peçanha, 3228), com menu de encher os olhos e principalmente encantar o paladar, trabalhando ao meio dia a la carte e à noite com sequência e a la carte. O estacionamento é gratuito de 2ª a 6ª, das 12h às 14h. Com um Gokan repaginado e encantador, com delícias para almoços de lazer ou negócios e jantares idem, para levar seus parceiros de trabalho, a família ou amigos. Você não pode deixar de experimentar! Quem já é cliente conhece a qualidade do ambiente, produtos selecionadíssimos, atendimento e ambiente climatizado. Conheça mais em facebook.com/gokanviva. Não perca tempo!

Comentários