Aconteceu em Valparaiso

Por Marino Boeira

21/05/2021 17:41
Aconteceu em Valparaiso

Estive no Chile algumas vezes e duas delas por via rodoviária, entrando no País pela fronteira com o Peru.

São cidades como Antofagasta, Arica, Iquiqui e Tocopilla, que pertenciam inicialmente à Bolívia e que foram ocupadas pelo Chile durante a chamada Guerra do Pacífico.

Seguindo rumo a capital, Santiago, passei alguns dias em uma das mais interessantes cidades chilenas, Valparaiso.

Ela e sua vizinha Vina del Mar, são cidades ligadas por um sistema de trens urbanos e com muitas atrações para os seus visitantes.

Valparaiso, que é o principal porto chileno, é uma cidade dividida em dois setores, a térrea, onde estão o porto e os órgãos públicos e a outra que ocupa as escarpas montanhosas em torno da cidade, onde vive boa parte da população.

As duas partes são ligadas por caminhos tortuosos e também por vários elevadores.

É nessa parte alta que estão as principais atrações culturais da cidade, inclusive uma das casas do poeta Pablo Neruda (1904/1973), hoje um museu. É a Casa Sebastiana, um das casas que Neruda tinha no Chile.

As outras duas são a La Chascona, em Santiago e Isla Negra, no litoral.

O país reverencia muito o seu poeta mais conhecido, mas não esquece outros dois, como Gabriela Mistral (1889/ 1957) e Vicente Huidobro(1893/1948) Neruda ganhou o Nobel de Literatura em 1971 e Gabriela Mistral em 1945 Numa praça, na parte alta de Valparaiso, os três estão reunidos para receber as homenagens dos chilenos e dos visitantes entre os quais me incluí.