As boas más escolhas

Por Flavio Paiva

Sempre que fazemos uma má escolha, entendemos que estamos errando. O card abaixo mostra que não é bem assim. Que é caindo que se aprende a caminhar com firmeza e altivez. Isto tanto se aplica para a vida pessoal quanto para a profissional.

Claro, um erro na vida profissional pode custar caro, a reputação de sua empresa, seu futuro e, até mesmo, seu futuro como executivo. Mas há o saldo positivo das más escolhas, veja abaixo:

Isto é rigorosamente verdade. Quando se aproximam as pequenas rugas (ou grandes, vá lá) e os cabelos brancos, vamos entendendo um pouco melhor o sentido da coisa toda. Que é preciso levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Mas não apenas devemos fazê-lo em uma atitude de superação, mas de aprendizado. Porque a superação é necessária, não resta dúvida. Uma cama ou uma rede como fuga não são descanso, são fuga mesmo. Fuga de nos depararmos com o aprendizado necessário das más escolhas, como diz o mestre da figura. Ninguém gosta de fazer e assumir as más escolhas. É doloroso e fere o nosso lado narcísico. Mas cria 'couro' na nossa pele e nos faz compreender cada vez um pouco mais.

Claro que, com isto, não estou preconizando que se saia por aí errando, fazendo escolhas equivocadas, para que se aprenda mais. De forma alguma. Estou dizendo é que estas opções são totalmente inerentes à vida, porque a vida (é antigo, mas verdadeiro) é um eterno aprendizado. E quanto mais cedo compreendermos isto, mais aproveitaremos quando as situações fora do roteiro se apresentarem.

Desta forma, desde que você aprenda com seus erros, perdoe-se um pouco mais. Não seja brando, pois embora 'errar seja humano', vá ao caminho do acerto. E da evolução.

Além disto, como disse no início, um erro pode custar caro. O fim ou abalo de uma relação pessoal, o estremecimento (ou mesmo naufrágio de uma empresa), a derrocada de um país. Há que ter responsabilidade nas atitudes, há que refletir, profundamente. Mas, caso batam a sua porta as más escolhas, compreenda como um fenômeno da vida e do mundo. Observe-as de perto, sinta seu cheiro, veja suas repercussões e... aprenda!

Quis deixar esta contribuição em um momento em que tantos acusam tantos de erros, dedo em riste, apontado para o 'errado'.

Uma última observação: não deixe que a arrogância, a prepotência e mesmo o sucesso ceguem você. O sucesso é passageiro ou ilusório. Em caso de sucesso, fique ainda mais atento, ouça os sinais. Porque você pode cair do cavalo.

DICAS DO GUION

O local em que você acerta sempre é no Guion. Uma diversidade e altíssima qualidade de filmes, ambiente cuidadosamente arranjado, cafeteria com inúmeras delícias (além de um café de primeira, é claro), tudo climatizado e distribuído em salas confortáveis. Aproveite o clima ameno e vá hoje mesmo!

ESTREIAS NACIONAIS

A Garota da Névoa (Itália, Direção Donato Carrisi, 128min, suspense)

A Prece (França, Direção Cédric Kahn, 107min, drama)

Museu (México, Direção Alonso Ruiz Palacios, 127min, comédia dramática-crime)

EM CARTAZ

E seguem em cartaz os fantásticos e imperdíveis Os Invisíveis, Bohemian Rhapsody e A Casa que Jack Construiu.

O que está esperando? Mova-se, vá ao encontro do melhor e inesperado! Corra para o www.guion.com.br!

Comments