Cheiro de terra

Por José Antônio Moraes de Oliveira

"A beleza está em toda a parte,

o que importa é saber interpretá-la". 

 Camille Pissarro

Claude Renoir o considerava um artista revolucionário, por retratar pessoas comuns e cenas da natureza sem "os artifícios dos pintores urbanos". A carreira de Camille Pissarro é extraordinária - ele foi o único que participou de todas as oito exposições impressionistas realizadas em Paris, entre 1874 e 1886, que decidiram rumos da pintura moderna. O estilo de suas pinceladas influenciou grandes post-impressionistas, como Paul Cézanne, Paul Gauguin e até mesmo Vincent van Gogh.

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Camille Pissarro começou nas pegadas de velhos mestres como Gustave Courbet e Jean-Baptiste-Camille Corot. Já estava com 50 anos, quando adotou e aprimorou o pontilhismo de Georges Seurat. Em pouco tempo, sua figura patriarcal passou a pontificar na Escola de Paris. Para o crítico John Rewald, Pissarro era um guru para os jovens artistas, não apenas como referência na pintura, mas por sua modéstia e generosidade. Ou como dizia Paul Cézanne:

" Pissarro foi um pai para nós, um homem para se ouvir, um verdadeiro bom pastor".  

Ele não se cansava em pintar camponeses e cenas rurais, o que provocaria de Émile Zola uma definição antológica: 

"Êle sabe pintar o cheiro da terra!". 

No entanto, Pissarro não se limitou ao cotidiano rural da França.. Foi também um pintor de paisagens urbanas - seus quadros com cenas de avenidas e ruas de Paris são memoráveis. Em 1897, da janela de seu hotel, ele retratou o Boulevard Montmartre ao longo das horas e dos dias, utilizando incontáveis variações de cores e de luzes. Exatamente como faria - bem mais tarde, Paul Cézanne em seu refúgio em Aix-en-Provence, ao pintar e repintar o Mont Sainte-Victoire incontáveis vezes, mas jamais com as mesmas formas e côres.

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Nos últimos anos de vida, Camille Pissarro foi acometido de grave infecção nos olhos e obrigado a passar a maior parte do tempo em um quarto de hotel. Dali pintou as cenas de avenidas e ruas de Paris que conhecemos. Para os estudiosos do impressionismo, por ter sua visão prejudicada, devem ter sido pintadas usando apenas a memória. Inconfundível no uso das cores, o artista não se limitava aos tons pasteis, mas usava cores vivas em suaves pinceladas. Como Claude Monet representava luz com precisão, criando efeitos luminosos, como nas cenas do Boulevard Montmartre. 

Enquanto vivo, foi admirado, quase venerado, mas não conheceu o sucesso comercial. Vendeu poucas pinturas, apenas para amigos e colecionadores. Jacob-Abraham-Camille Pissarro morreu em 1903, aos 73 anos. Foi sepultado com honras no cemitério Pére Lachaise mas seu mausoléu é raramente visitado. Recentemente, em 2014, uma paisagem rural com sua assinatura, pintada ao estilo pontilhista, foi leiloada pela Christie's de New York, por 3,5 milhões de dólares. 

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Autor
José Antônio Moraes de Oliveira é formado em Jornalismo e Filosofia e tem passagens pelo Jornal A Hora, Jornal do Comércio e Correio do Povo. Trocou o Jornalismo pela Publicidade para produzir anúncios na MPM Propaganda para Ipiranga de Petróleo, Lojas Renner, Embratur e American Airlines. Foi também diretor de Comunicação do Grupo Iochpe e cofundador do CENP, que estabeleceu normas-padrão para as agências de Publicidade. Escreveu o livro 'Entre Dois Verões', com crônicas sobre sua infância e adolescência na fazenda dos avós e na Porto Alegre dos velhos tempos. E-mail para contato: [email protected]

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