Compreender o contexto

Por vivermos na era da instantaneidade e da superficialidade (a segunda, em muitos casos, é decorrente da primeira), perdemos de vista a contextualização. E …

Por vivermos na era da instantaneidade e da superficialidade (a segunda, em muitos casos, é decorrente da primeira), perdemos de vista a contextualização. E acabamos, com isto, cometendo o mais grave dos erros, que é olharmos fatos isoladamente, fora de seu contexto e das circunstâncias que o determinaram.
No estudo dos grandes pensadores da humanidade, no colégio, sempre senti falta justamente disto. Em que contexto viviam estas pessoas? Quais os conflitos que os afligiam, do ponto de vista social? Quais as suas realidades? Como pensavam seus pares? Nas aulas de história e filosofia, os professores reservavam uma introdução breve para explicar tudo isto. Mas entendo que não deveria ser uma breve introdução, e sim ocupar grande parte das aulas.
Uma circunstância determina uma pessoa. Tanto é assim que a Justiça considera, em alguns casos, como uma espécie de atenuante, circunstâncias que causem forte emoção ao autor de um crime (ex: um pai que mata um criminoso que está assaltando a sua casa, pondo em risco a sua família. Muito possivelmente ele não mataria ninguém ao longo de sua vida e muito menos voltará a matar. Outro exemplo: o marido que pega a mulher o traindo, na cama, com um amante e termina por matar o amante e a mulher).
O ser humano é determinado pelo contexto. Porém, existem pessoas que parecem negar o que digo aqui. Pensemos na ginasta Daiane dos Santos. Quem, quando ela tinha 12 anos, ainda nem começado a treinar profissionalmente e, diante da falta de recursos, apostaria que ela se tornaria uma campeã mundial? Porém, estas são exceções. Pessoas que encontram um ambiente adverso e conseguem transformá-lo a seu favor. São indivíduos ímpares.
E o que tem tudo isto a ver com marketing? Muito. Se insistirmos em analisar o comportamento do consumidor a partir somente de determinados parâmetros, podemos incorrer em vários erros. Somos, hoje em dia, ávidos pelo instantâneo. Porém, esta fome do imediato pode nos tornar míopes, impedindo-nos de aprofundar a análise. E é o aprofundamento da análise (que é igual a muito trabalho) que nos permite ver os cenários com clareza e chegar às decisões mais acertadas, seja na vida pessoal ou profissional.
Resumindo em uma frase: compreender e conhecer o contexto é aumentar as vendas.
[email protected]

Comentários