Comunicação é essencial para sair da crise

Por Anelise Zanoni

Profissional de comunicação, anote o que vou escrever. Assim que as empresas começarem a retomar suas atividades, vão precisar muito de vocês. E será necessário ter criatividade, bom relacionamento e saber precificar de maneira justa o seu trabalho nessa nova rotina.

Neste momento em que vivemos enclausurados e de olho nas estatísticas do coronavírus, muitas vezes nos sentimos paralisados e sem saber o que será do futuro. Mas as empresas já estão estão se remodelando e pensando muito nos seus novos planos de negócio. Provavelmente todas as mudanças virão com um fator especial: a preocupação com a segurança. 

A partir de agora, a palavra principal no mundo será confiança. Para que isso seja notado, serão necessárias ações de comunicação dentro das empresas e fora delas. O mundo corporativo precisará informar aos seus colaboradores que é seguro voltar a trabalhar in loco, ou que é muito melhor e produtivo continuar em home office. Do lado de fora das empresas, será necessário avisar ao público todas as medidas de segurança que estão sendo feitas para protegê-lo de uma possível nova epidemia. 

Lojas de departamento, shoppings, hotéis, bares e restaurantes são alguns exemplos de lugares que faziam parte do nosso dia a dia e que vão precisar muito da comunicação para retomarem seus negócios (mesmo que de forma lenta). As pessoas precisam ter confiança nestes estabelecimentos para voltar a frequentá-los.

Com certeza será um grande desafio para todo mundo, porque a situação nova e o impacto econômico é para todos. As empresas deverão destinar verbas para marketing e comunicação, mesmo em tempos difíceis. E os empreendedores da área de comunicação deverão pensar criativamente para encontrar soluções e preços acessíveis para atender essa nova demanda. 

O coronavírus surgiu para fazer uma revolução em nossas vidas. Fechar fronteiras, cidades e todo o comércio é péssimo, mas também é uma oportunidade para começarmos a pensar diferente. Precisamos fazer mais parcerias e sermos mais empáticos nas relações de trabalho, porque mais do que nunca precisamos uns dos outros para construirmos nosso novo jeito de ser.

Autor
[email protected] Mestre e doutora em Comunicação Social, a jornalista é CEO da Way Content Agência da Comunicação, especializada em turismo, gastronomia e estilo de vida, e fundadora do projeto Travelterapia, que divulga destinos, experiências e cria projetos de branded content. Em 2019 foi finalista da categoria Imprensa do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. Tem experiência como repórter e editora, e é freelancer de publicações como Viagem Estadão e Veja Comer & Beber. Trabalhou 12 anos na redação do jornal Zero Hora e produziu conteúdos para veículos como Sunday Independent, Hola!, Contigo!, Playboy, Veja, Globo.com e Terra. Também atuou por 10 anos como professora de universidades como Unisinos e ESPM, passando pelos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Produção Fonográfica. Atualmente pesquisa o papel da imprensa no desenvolvimento do turismo e já estudou em países como Irlanda, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Comentários