Confie no especialista em comunicação

Por Anelise Zanoni

Na minha estreia como colunista no portal Coletiva.net, gostaria de dar um conselho às marcas e empresas: confie no seu especialista em comunicação!

Em época de fake news, influência digital e inteligência artificial, confiar no trabalho de quem estudou e tem experiência de mercado é fundamental para um projeto de sucesso. Ter uma pessoa (ou uma equipe) qualificada por trás de uma ideia é um investimento para o futuro do negócio.

Claro que você só pode contratar aquilo que você acredita. Mas se passou por esta etapa, dê tempo aos resultados.

Isso vale principalmente para as empresas que contratam o profissional de comunicação, mas que, depois de pagar o primeiro boleto, se sentem inseguras se estão investindo na pessoa certa. 

Golpes e falta de competência são comuns no dia a dia. Eu mesma fui passada pra trás por um Papai Noel no último Natal: contratei uma pessoa e no dia da festa fiquei sabendo que iria outra (que ainda se atrasou mais de duas horas)!

O que quero dizer é que se deve ter olhar atento para quem é contratado, mas se deve confiar em quem oferece um serviço sério. E como você vai saber disso? É possível medir a veracidade em uma conversa franca com o especialista em comunicação quando você conhece as marcas que já passaram pelo currículo do profissional ou ao perceber que o projeto de comunicação é redondo e combina exatamente com a ideia daquilo que você quer.

Se o profissional é prestativo, tem boas referências, responde seus e-mails, lhe dá opções de serviço e fala a verdade, confie! Pressionar, exigir resultados que não condizem com o perfil ou objetivos da empresa traz ansiedade para a relação e péssimos resultados.

Muitas vezes, quando trabalhamos com projetos de assessoria de imprensa ou com influenciadores digitais, os resultados não são imediatos. Na comunicação tudo tem seu tempo. 

Se a notícia do seu release não é bombástica ou se a experiência em seu hotel não foi impressionante, talvez você tenha que esperar uns dias para ver seu nome publicado. Ou até mesmo entender que não aparecerá na mídia (eu sei que é triste?). Se você contratou uma ação com influenciadores, mas não os está remunerando, precisa entender que os profissionais sempre preferem dar prioridade para as marcas que estão ajudando no sustento deles! E pode ser que deixem o conteúdo sobre sua empresa para o final da fila!

Como tudo na vida, os projetos de comunicação também são feitos de escolhas. Entenda que por trás de uma estratégia pode estar um profissional de comunicação que estudou anos para isso, sabe o que está fazendo e tem contatos importantes numa rede de relacionamentos profissionais.

Pressionar, enviar mensagens fora do horário de trabalho e até ameaçar a quebra de contrato não vai melhorar o resultado do seu projeto! Pelo contrário: vai trazer doença, ansiedade e resultados pautados pela raiva. 

Neste pouco tempo em que oficializei minha agência de comunicação especializada em turismo, gastronomia e estilo de vida, logo aprendi a me posicionar quando meu trabalho foi questionado. Afinal, embora a agência esteja completando apenas um ano, atuo no mercado da comunicação há duas décadas!

Certa vez, estava em viagem com um grande influenciador digital e recebi uma mensagem cobrando as publicações dele. Só que a marca não estava remunerando ninguém e trabalhava com permuta. Poderia estar cobrando algo? Sim, porque fizemos uma combinação bem clara sobre os resultados esperados nessa troca. Porém, a questão é que a cobrança vinha no mesmo momento em que o influenciador estava usando o serviço! Não havia dado tempo para ele escolher o conteúdo a ser publicado.

Precisei me posicionar e pedi confiança. Cumprimos as metas combinadas e o influenciador ainda produziu um vídeo para o Youtube em que aparecia o nome da marca. Esse material tem hoje quase 130 mil visualizações na plataforma - resultado muito acima do esperado!

Então, repito: confie em quem entende de comunicação! Contrate-o somente quando tiver certeza de sua qualidade e competência. Aí, deixe-o te surpreender.

Confira se ele está cumprindo o prometido, mas entenda que tudo tem seu tempo. Troque ideias com ele, entenda como é o tempo de cada estratégia, o quanto você precisa esperar. E aceite que um modelo de projeto funciona pra você, pode não ser útil para seu concorrente. E vice-versa.

Autor
[email protected] Mestre e doutora em Comunicação Social, a jornalista é CEO da Way Content Agência da Comunicação, especializada em turismo, gastronomia e estilo de vida, e fundadora do projeto Travelterapia, que divulga destinos, experiências e cria projetos de branded content. Em 2019 foi finalista da categoria Imprensa do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. Tem experiência como repórter e editora, e é freelancer de publicações como Viagem Estadão e Veja Comer & Beber. Trabalhou 12 anos na redação do jornal Zero Hora e produziu conteúdos para veículos como Sunday Independent, Hola!, Contigo!, Playboy, Veja, Globo.com e Terra. Também atuou por 10 anos como professora de universidades como Unisinos e ESPM, passando pelos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Produção Fonográfica. Atualmente pesquisa o papel da imprensa no desenvolvimento do turismo e já estudou em países como Irlanda, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Comentários