Falo com...

Por Marino Boeira

Falo com Rubem Fonseca - escritor  - 1925/2020. Nos seus livros 'Feliz Ano Novo',  'O Cobrador', 'O Caso Morel', 'Agosto', 'Bufo & Spallanzani', 'A Grande Arte', entre outros, seus personagens são mordazes e mal humorados. Você pensa como eles?

"Fico na frente da televisão para aumentar o meu ódio. Quando minha cólera está diminuindo e eu perco a vontade de cobrar o que me devem, eu sento na frente da televisão e, em pouco tempo, meu ódio volta."

O que você pensa da humanidade?

"Adote um animal selvagem e mate um homem."

Qual o problema do homem?

"O homem é um animal solitário, um animal infeliz, só a morte pode consertar a gente."

O que mantém esse homem vivo?

"Quanto a mim, o que me mantém vivo é o risco iminente da paixão e seus coadjuvantes, amor, ódio, gozo, misericórdia."

Você é uma pessoa de sucesso. Isso lhe traz satisfação?

"O sucesso sempre incomoda os medíocres ambiciosos, os sonhadores incapazes, os fracassados em geral."

De onde surgem as ideias para seus livros?

"Tinha muitas ideias na cabeça, e isso me atrapalhava. Os melhores conferencistas são aqueles de uma única ideia. Os melhores professores, os que sabem pouco."

Mas, você é um escritor de sucesso com suas muitas ideias. Como isso funciona?

"Já foi dito que a conquista da glória é um processo que se inicia com um impulso destrutivo e se encerra com a obtenção de um triunfo vingador."

Para encerrar: o que é o belo para um escritor?

"Pois o belo muda, o saber muda, a inteligência muda, a medida muda. Mas o desejo é inalterável."

O que é o pecado?

"O pecado é mais saudável e alegre do que a virtude. Aqueles que trocam o vício pela beatice tornam-se velhos feios e desagradáveis."

Autor
Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi jornalista nos veículos Última Hora, Revista Manchete, Jornal do Comércio e TV Piratini. Como publicitário, atuou nas agências Standard, Marca, Módulo, MPM e Símbolo. Acumula ainda experiência como professor universitário na área de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). É autor dos livros 'Raul', 'Crime na Madrugada', 'De Quatro', 'Tudo que Você NÃO Deve Fazer para Ganhar Dinheiro na Propaganda', 'Tudo Começou em 1964', 'Brizola e Eu' e 'Aconteceu em...', que traz crônicas de viagens, publicadas originalmente em Coletiva.net. E-mail para contato: [email protected]

Comentários