Interessa a poucos, mas interfere na vida muitos

Por Renato Dornelles

23/04/2024 16:56 / Atualizado em 23/04/2024 16:54
Interessa a poucos, mas interfere na vida muitos

Sei que o assunto é pesado, ora desgastante, mas é preciso encará-lo, pois faz parte de nossa realidade. Sistema prisional e execução de penas são temas que interessam a poucos, mas que costumam interferir na vida de praticamente toda a sociedade.

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que o crime e sua punição são fatos sociais. Além disso, cada vez mais se tornam claros e evidentes os reflexos que a dinâmica das prisões, seja pelas ações das organizações criminosas, seja pelos altos índices de reincidência, causam na sociedade.

Pois estamos mais uma vez - sim, no plural, pois minha sócia e parceira em projetos como os documentários em longa-metragem "Central" e "Olha Pra Elas", a série documental de TV "Retratos do Cárcere" e o livro "Paz nas Prisões, Guerra nas Ruas", também participa - discutindo o tema.

Desta vez, aqui em Belém (PA), tendo o encarceramento feminino como foco. Viemos com o nosso longa-metragem "Olha Pra Elas", que trata do tema. Esta é uma primeira etapa de uma programação que atingirá as cinco regiões do país, com uma cidade em cada uma delas. Depois de Belém, com intervalos entre as participações, teremos Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Curitiba (PR).

Em todas essas cidades, a convite da Secretaria Nacional de Políticas Penas (Senappen), exibindo o "Olha Pra Elas" para servidores da secretarias de Estado da administração penitenciária, como forma de provocar um debate que leve à formulação de uma política para o encarceramento feminino no país. Através da arte ("o documentário é o tratamento criativo da realidade" - John Grierson, 1930), seguimos fazendo a nossa parte em relação a esta temática, com reconhecimento em nível nacional.