Jornalismo é toda essa mistura boa e comprometida

Por Grazi Araújo

07/04/2021 15:56
Jornalismo é toda essa mistura boa e comprometida

Escrever no dia do jornalista para um portal de comunicação tão completo e comprometido com a informação como o nosso Coletiva, é um presente para quem carrega o orgulho de exercer essa profissão. "Jornalistar" vai muito além do que aprendemos na faculdade. Antes de tudo, jornalismo é vocação, paixão e uma loucura boa. É gostar de contar histórias, de compartilhar conhecimento, de se colocar à disposição para bem informar. Trabalhar com comunicação é gostar de gente, é se adaptar e se relacionar com diferentes tribos, é olhar os dois lados e entender o real significado da empatia.

Dentre as diferentes artes que o jornalismo coleciona, eu tenho uma baita queda pela escrita. Procuro sempre levar para a ponta dos dedos o que tenho dentro do coração, com ética e seriedade. Tem quem diga que consegue me imaginar falando enquanto lê um texto meu. Que sorte a minha! Essa sempre foi a intenção.

Jornalista traz verdades, expõe a realidade e se isenta do julgamento. É tantas vezes acusado de ter lado, de sensacionalizar, de aumentar ou diminuir fatos. Isso é dito por quem não conhece o trabalho do bom jornalista, por quem não vê que a notícia é fruto de um trabalho ágil, investigativo, curioso, de utilidade pública e de muita entrega pessoal. Claro que tem quem não faça jus a tudo isso, como em qualquer outra profissão, mas eu tô falando aqui sobre quem representa bem a classe. E temos muitos!

Jornalista está conectado o tempo todo. Acordamos e dormimos de olho no que acontece, somos interrompidos em almoço de família, em datas comemorativas e perdemos noites de sono preocupados com a pauta do dia seguinte. Valorizar o jornalista é uma atitude de gratidão. Investir em comunicação é construir narrativas que se transformam em legados. Parabéns a todos os apaixonados por informar! O dia é nosso!