Na semana que passou fui buscar o autógrafo do Tadeu Viapiana no ótimo livro Lições de 2024, em que ele relata a estratégia de comunicação e a vitória de Sebastião Melo à prefeitura de Porto Alegre. Chego cedo nesses eventos porque, diferente da maioria dos veteranos que adoram uma fila para bater papo, prefiro ser atendido logo e, se for o caso, conversar depois, no entorno. Foi o que fiz, em encontros com quem sempre vale a pena trocar ideias, mesmo que a gente só entre com a atenção às ideias do outro, tudo isso entre goles do espumante de boa cepa oferecido na ocasião
Todo este preâmbulo seria desnecessário não fosse o fato que fui muito ?cobrado? nas conversas porque há mais de dois meses não lanço um livro. Não pensem que os interlocutores estavam preocupados com minha carreira literária. Apenas que virei alvo de gozações por conta do meu envolvimento em escala e em diferentes projetos de livros - autorais, coletâneas, de tributos ou contribuições às obras de resgate histórico de instituições.
Então, para que cessem as cobranças aí vão os projetos literários em andamento, com participação maior ou menor deste que vos fala.
O próximo livro a sair da gráfica é o Grenal Literário, bela ideia do Paulo Pruss e da Larissa Martins, da Editora Escuna, reunindo crônicas de seis gremistas e seis colorados. Estou no time tricolor, é claro. O lançamento está previsto para o próximo dia 24, na Cervejaria 4Beer da av. Polônia.
Depois, renovo as canetas e vou para a sessão de autógrafos de Kamadutra, A Garota do Supermercado e Outras Histórias Bobas na Feira do Livro de Porto Alegre. Será no dia 6 de novembro, das 18 h às 18h55. Não me deixem só!
Já está pronto para a edição final o terceiro volume de Entre um Gole e Outro, produzido pelo pessoal da Confraria do Alemão, familiares e amigos do Ricardo Chaves, o Kadão, em tributo ao grande repórter fotográfico falecido este ano. Ainda sem data para o lançamento.
Participo também, mais discretamente, dos livros que resgatam as histórias de 90 anos da Associação Riograndense de Imprensa, ARI e dos 80 anos da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos. Aceg. Com base na pesquisa original de Antonio Goulart, a Cláudia Coutinho e o Luiz Adolfo pilotam a edição da nova versão do livro da ARI, enquanto Fernando Di Primio está finalizando a edição do livro da ACEG, que já tem data de lançamento: dia 29 de novembro.
Mas tem mais. Em dezembro sai a convocação dos varzeanos que vão participar com suas histórias do Viva a Várzea 3 ? Prorrogação, a ser lançado no primeiro semestre do ano que vem. Ao mesmo tempo, vou preparar a edição de Reflexões, o Livro, uma coletânea das frases que publico semanalmente nas redes sociais e no blogue via.dutras, blogspot.com.
Tá bom assim ou querem mais, seus enticantes?