Marca Detran

Diante da CPI da Assembléia Legislativa e das reiteradas notícias negativas acerca do Detran-RS, temos uma imagem amplamente negativa associada ao órgão público. Depois …

Diante da CPI da Assembléia Legislativa e das reiteradas notícias negativas acerca do Detran-RS, temos uma imagem amplamente negativa associada ao órgão público. Depois desta CPI, não sei quanto tempo será necessário para que se recupere esta marca. Claro que isto não seria motivo para que a CPI não fosse feita e investigados seus problemas, mas certamente é um fator que não está sendo levado em consideração.


O Detran-RS é um órgão público, com a função de regular o trânsito e educar os condutores(motoristas), sejam eles adultos ou não. As várias campanhas desenvolvidas pelo Detran-RS junto ao público infantil, seja durante o ano, seja durante o verão, são conhecidas e estão presentes na memória de todos. Portanto, agrega-se à marca Detran-RS um atributo pesadamente negativo: corrupção. É um problema a ser tratado pelos dirigentes da estatal, bem como por sua agência de propaganda e profissionais de comunicação: como fazer com que a entidade seja minimamente atingida pelos escândalos e pela megaexposição negativa na mídia?


Outra coisa que me sensibiliza é que, mesmo que sejam confirmadas as denúncias de corrupção, estamos falando de um grupo muito pequeno. No Detran-RS há centenas, talvez milhares de funcionários que trabalham honestamente, ganham pouco e se dedicam às suas atividades. Como fica a cabeça deles neste momento? Sentem-se atingidos, certamente. Imagino que, quando um funcionário vá a uma loja, fazer uma compra a crédito e diga onde trabalha, o atendente ou deve dar uma olhada de lado ou até perguntar "Ah, vai comprar com o dinheiro desviado?" , em tom jocoso. Vá lá, talvez o atendente de uma loja não faça isto, mas quem sabe os amigos, no churrasquinho depois do futebol de sábado o façam.


E por que estou falando tudo isto? Porque considero necessário, neste momento em que surgem incontáveis denúncias de corrupção nos mais diversos órgãos públicos, que haja um plano emergencial de proteção a estas entidades, seus funcionários(no que tange ao impacto negativo de denúncias). E para que a imprensa, por mais atraente que seja, procure estampar as denúncias e fatos em que haja um mínimo de comprovação, evitando lesar tanto a imagem do órgão público quanto das pessoas envolvidas e, por fim, de seus funcionários.

Comentários