Nem todos os caminhos precisam levar a algum lugar

Por Luan Pires

Você não sabe tudo. Sua vida é um breu. Cada passo que você dá é uma reta que pode estar te levando pra lugar nenhum. E isso é corajoso pra caramba! É isso, que eu, Vida, espero de vocês. Falem, arrisquem, se joguem, defendam o que acham que é certo e façam tudo, tudo isso sem a certeza de que vocês estão fazendo a coisa certa. É que não existe coisa certa. Nossa bússola interna é quem nos guia e ela muda todo dia. Se te menosprezam, não faça o mesmo com você e nem com os outros. Levanta a cabeça. Isso diz mais sobre o ego ferido de quem ataca do que a força de se impor de quem fica de pé.

As pessoas estão em sua própria caminhada e isso pode parecer egoísmo. Mas, quero que vocês, humanos, olhem por outra lógica: está todo mundo perdido. Até mesmo o corajoso que desdenhou você. Todo mundo está procurando uma luz. Uns acham que derrubar os outros pavimenta o caminho. Sim, querem caminhar por cima de corpos derrubados e dores pingadas no chão. Mas você, que me lê, eu sei que não. Você tem dúvidas, mas você continua. Por isso, mire em colocar um pé após o outro. Mire em levantar depois de cair. Mire em defender o que é justo e na sensação de ter feito o melhor com o que teve. 

A estrada é só sua. Caminhe. Não importa o que dizem. Siga em frente. Podem até achar que você vai cair. Você pode achar que vai cair. Que caia. Se levante. E caminhe. Nem todos os caminhos precisam levar a algum lugar. Nem todo passo precisa ter significado. Nem toda paisagem precisa ser bonita. Só precisa ser o que você quer que seja. Por isso, para cada "e se...?" responda "por que não?". Para cada "pode dar errado" responda "não quero que seja perfeito". Para cada "você está sonhando", rebata "que eu viva procurando, então". Porque a estrada é sua. Se preciso, faça círculos. Mude de direção. Até retroceda.

Mas continue botando um pé atrás do outro. Não pare. 

Medo é a pedra no caminho. Chute ela na bunda de quem duvida.

Com amor, Vida.

Autor
Luan Nascimento Pires é jornalista e pós-graduado em Comunicação Digital. Tem especialização em diversidade e inclusão, escrita criativa e antropologia digital, bem como em estratégia, estudos geracionais e comportamentos do consumidor. Trabalha com planejamento estratégico e pesquisa em Publicidade e Endomarketing, atuando com marcas como Unimed, Sicredi, Corsan, Coca-Cola, Auxiliadora Predial, Deezer, Feira do Livro, Museu do Festival de Cinema em Gramado, entre outras. Articulista e responsável pelo espaço de diversidade e inclusão na Coletiva.net, com projetos de grupos inclusivos em agências e ações afirmativas no mercado de Comunicação. E-mail para contato: [email protected]

Comentários