O sistema

Por Flávio Dutra

Pouca gente se dá conta, mas quem manda mesmo no universo é algo que conhecemos por O Sistema. Para o bem e para o mal, de forma direta ou indireta, O Sistema rege nossas vidas.

Difícil estabelecer quando esse fenômeno começou, mas suspeito que a gênese esteja associada à Revolução Industrial que deu vida às máquinas, evoluiu para a Informática e gerou o que viríamos a conhecer como O Sistema.  Tem gente que confunde O Sistema com outro processo que chamaríamos exatamente de O Processo. Só que O Sistema é mais robusto, mais abrangente e mais impositivo que O Processo, um mero procedimento coadjuvante, ou um dos modos de comandar o mundo que o chefão utiliza.

Todo o dia nos deparamos com O Sistema, nos espreitando e se fazendo presente quando menos esperamos ou quando mais precisamos dele.

- Desculpe senhor, mas O Sistema está com problemas.

Quantas vezes você já ouviu essa desculpa. Mas não é nada disso. O Sistema jamais apresentará problemas, ele apenas está se fazendo e mostrando quem é que manda.

Também não acredite quando a moça informar que "O Sistema está fora do ar".  Na verdade, O Sistema deixou todo o mundo na mão apenas para se valorizar e voltar mais prestigiado do que nunca, iluminando o rosto das atendentes, que anunciam: "Pessoal, O Sistema voltou, O Sistema voltou!". Outras mentiras comuns são do tipo "Não trabalhamos com este sistema" ou "Nosso sistema é outro" - O Sistema é único e não tem este ou aquele, mas O. Certos estão aqueles que já esclarecem: "Tudo vai depender d'O Sistema".

Quer acarinhar O Sistema? Use expressões do tipo "Não sei o que está havendo com O Sistema hoje. Ele está tão instável". É que O Sistema adora que as pessoas pensem que ele é imprevisível, quando, na real, é apenas manhoso. E muito vaidoso. Vale também apelar para um pouco de coitadismo diante das pressões: "Assim não há Sistema que aguente".

O Sistema é, enfim, a materialização do Grande Irmão (Big Brother) anunciado por George Orwell, em 1984. Presente em tudo, interferindo em tudo, mandando e desmandando no cotidiano das instituições e das pessoas. E antes que me perguntem, nada a ver com aquela pouca vergonha do BBB da Globo. O Sistema não é reality show, mas vida real.

*O Sistema é um dos textos de autoria deste colunista e que vai fazer parte da coletânea DezMiolados 3, a ser  lançada no próximo sábado, dia 6, no Chalé da Praça 15, das 17h às 20h. Como o titulo indica, a obra reúne 10 parceiros, cada um com quatro textos, numa diversidade de estilos e temas. A edição é da Farol 3. Vai nessa!

Autor
Flávio Dutra, porto-alegrense desde 1950, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com especialização em Jornalismo Empresarial e Comunicação Digital. Em mais de 40 anos de carreira, atuou nos principais jornais e veículos eletrônicos do Rio Grande do Sul e em campanhas políticas. Coordenou coberturas jornalísticas nacionais e internacionais, especialmente na área esportiva, da qual participou por mais de 25 anos. Presidiu a Fundação Cultural Piratini (TVE e FM Cultura), foi secretário de Comunicação do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre, superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa do RS e assessor no Senado. Autor dos livros 'Crônicas da Mesa ao Lado', 'A Maldição de Eros e outras histórias', 'Quando eu Fiz 69' e 'Agora Já Posso Revelar', integrou a coletânea 'DezMiolados' e 'Todos Por Um' e foi coautor com Indaiá Dillenburg de 'Dueto - a dois é sempre melhor', de 'Confraria 1523 - uma história de parceria e bom humor' e de 'G.E.Tupi - sonhos de guri e outras histórias de Petrópolis'. E-mail para contato: [email protected]

Comentários