Os detalhes

Dizem que Deus está nos detalhes. Assim, teria Ele feito a Natureza. Toda cheia de detalhes e belezas. E dizem também que o marketing …

Dizem que Deus está nos detalhes. Assim, teria Ele feito a Natureza. Toda cheia de detalhes e belezas. E dizem também que o marketing está nos detalhes. Concordo plenamente.
Hoje, em tempos altamente competitivos, soluções completamente inovadoras são raras. E, quando surgem, são rapidamente copiadas. Assim, são pequenos detalhes (mais difíceis de serem copiados) que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Um destes "detalhes", de fundamental importância, são as pessoas. Hoje, a alma de uma organização são as pessoas. E há aspectos importantes, tanto técnicos quanto de clima.
Do ponto de vista técnico, se considerarmos vendedores (por exemplo), devem estar aptos a efetuar uma apresentação do produto, tendo conhecimento acerca do mesmo; devem saber fazer uma abordagem de venda que seja ao mesmo tempo eficiente e nunca inconveniente(não há mais espaço(embora ainda existam muitos) para aquele vendedor "mala", que não larga do seu pé enquanto você está na loja).
Do ponto de vista de clima (e talvez este seja o detalhe mais relevante), o astral das pessoas é determinante. Vejamos. Vivemos num mundo apressado e estressado. Se chegarmos em uma loja, num restaurante, ou seja, aonde for e encontrarmos pessoas com a cara amarrada, estressadas tanto (ou mais) quanto nós, impacientes, desmotivadas ou de má vontade, a nossa reação natural é nunca mais retornarmos ao local, a menos que não haja alternativa.
Um bom atendimento era, antes, sinônimo de atenção, conhecimento de produto, eficiência, rapidez e agilidade. Hoje, em tempos de stress, o astral das pessoas tornou-se extremamente relevante. Pense um pouco: quando você inevitavelmente tem que estar com aquela pessoa que se queixa demais da vida, que é impaciente, ansiosa ou negativa, você gosta? Certamente não. Antigamente, tínhamos mais paciência com estas pessoas. Mas, no mundo atribulado de hoje, temos tolerância zero.
Você certamente deve estar se perguntando: "Sim, espertalhão, mas como fazer com que as pessoas se sintam motivadas, satisfeitas e, conseqüentemente, menos estressadas? Como fazer para que minha equipe consiga ter um alto astral?"
A resposta é complexa e simples ao mesmo tempo. Complexa porque o que efetivamente motiva e traz satisfação às pessoas varia bastante. Isto ocorre porque todos temos funcionamentos psicológicos distintos. Situações que para uma pessoas representam "x", para outra podem representar "-x" ou até "a". Pode ser pela formação da personalidade, pela educação que seus pais lhe deram, por experiências vividas ao longo da vida, enfim, é área complexa.
Porém, também é simples. Simples porque há algumas medidas que são profiláticas e que resolvem. Manter um clima de respeito entre membros de sua equipe e subordinados é uma delas. Estabelecer uma comunicação com o menor nível de ruído é outra. Fixar metas que possam realmente ser atingidas, mais uma. Como podem ver, neste "detalhe"(clima) é possível trabalhar, para que sua empresa cresça frente às concorrentes, que não mapeiam nem enxergam valor nestes detalhes. Mas, pode ter certeza que seus clientes enxergam.
[email protected]

Comentários