Pensões alimentícias no futebol

Por Renato Dornelles

30/09/2025 15:40 / Atualizado em 30/09/2025 15:39
Pensões alimentícias no futebol

Nesta semana, mais um jogador de futebol, ou ex, foi assunto por falta de pagamento de pensão alimentícia. Desta vez foi Douglas, ex-meia do Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 2016. Por incrível que pareça, ele teve prisão preventiva decretada em setembro do ano passado e até agora não houve cumprimento, pois o ex-atleta não foi encontrado.

Mas Douglas infelizmente não é exceção em situações como essa envolvendo o meio futebolístico. Recentemente, um xará de Douglas, que inclusive fez parte da Seleção Brasileira na Copa de 2018, e é também ex-Grêmio, Douglas Costa, e Andershow, como é conhecido o ex-meia de Grêmio e Inter Anderson, passaram por situação semelhante.

Muitos outros jogadores, alguns craques internacionalmente reconhecidos - mas que me privo aqui de citar os seus nomes devido à distância de tempo dos fatos e pelos filhos e filhas que motivaram as ações e hoje já são adultos - também estiveram envolvidos nesta que é a mais conhecida causa de prisão civil no Brasil.

Em princípio, são casos da Justiça privada, que envolvem questões familiares, mas que, quando ocorrem com personalidades famosas, acabam repercutindo. A grande incidência de casos deveria motivar os clubes de futebol do país a trabalharem essa questão com orientações para os meninos que frequentam as categorias de base. Mais do que formar atletas, as agremiações deveriam ter a preocupação de formar cidadãos.