Qual é o teu tom para comunicar?

Por Grazielle Araujo

16/02/2022 18:30
Qual é o teu tom para comunicar?

Buscando a inspiração para o texto de hoje, veio a provocação sobre as formas que nos comunicamos com as pessoas. Vai desde o tom de voz, a serenidade da fala, a postura corporal, o olhar, o gestual. Isso vale para diferentes momentos e objetivos. Na hora de uma discussão, quando se busca a conciliação, o segredo é - talvez - recuar e assumir uma posição de coadjuvante. É possível perceber quando a pessoa ataca ou quando defende, não só por atitudes, mas pela forma que comunica o que deseja ali. 

Não tô assistindo essa edição do Big Brother, mas trocando uma ideia com um amigo, ele destacou a postura do Arthur Aguiar. Contou que ele chegou na casa meio desacreditado e sendo julgado pelo que fez no relacionamento com a Mayra Cardi. Talvez o desafio maior era vencer o preconceito e a imagem construída pela mídia por tudo que se passou antes de entrar ali. Ouvi dizer então que ele está conseguindo a serenidade do convívio quando dá o tom da comunicação pessoal. Enquanto a galera grita, ele põe o tom de voz para baixo. Ele bota a régua onde ele acredita, numa postura adequada e talvez surpreendente. Com isso, consegue facilitar o diálogo, acalmar os ânimos e fazer com que a mensagem seja recebida e interpretada na essência. 

Diante disso, conseguimos entender que a busca pelo desenvolvimento pessoal - que está sim ligada a aprender a ouvir e falar na hora certa - passa muito pelo desenvolvimento do coletivo. Quando baixamos a guarda para entender o outro, estamos aprimorando o nosso jeito de receber a mensagem. O principal prêmio para o Arthur talvez não seja o R$ 1,5 milhão, mas sim o fato dele ter compartilhado com o Brasil a sabedoria de usar a boa comunicação como algo a favor da própria imagem.