Quando tudo passar, #ViajePeloRS

Por Anelise Zanoni

 O que mais impacta você neste momento de pandemia? Um vídeo negativo ou positivo? Imagens inspiradoras ou que causam tristeza?

 Eu sei que 'um vídeo negativo' tem seu poder e cenas tristes podem causar comoção ou até raiva! Mas prefiro pensar que boas ideias e solidariedade têm grande impacto quando as pessoas acreditam em uma causa.

 Faço essa reflexão porque desde segunda-feira, dia 11 de maio, estamos tentando reverter essa tendência ao que é ruim e passar uma mensagem positiva sobre o Rio Grande do Sul por meio de um projeto criado por mim e pela jornalista Andressa Griffante.

 Por coincidência, no mesmo dia em que lançamos a campanha chamada "Quando Tudo Passar, #ViajePeloRS", a imagem de uma dancinha de garçons em um restaurante de Gramado chocou milhares de pessoas. A campanha não é uma resposta ao episódio do restaurante, mas pode servir muito bem de contraponto ao que ocorreu.

 No vídeo de mais de 2 minutos, envolvemos 19 influenciadores digitais das áreas de turismo e gastronomia e montamos conteúdo inspirador com imagens de experiências reais vividas em solo gaúcho. Foram contempladas cenas de diferentes regiões, como Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Capão da Canoa, Garibaldi, Gramado, Pelotas, Porto Alegre, Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Torres. O material foi todo produzido com recursos próprios, sem patrocínio e com o trabalho voluntário dos influenciadores e de nós, jornalistas. 

 A paixão pelo turismo e pelas belezas da nossa terra nos uniu. Por isso, o resultado desse mutirão não poderia ser mais satisfatório. Além de conseguirmos espaço nos principais veículos de comunicação, em apenas 4 dias de campanha, mais de 240 fotos foram catalogadas com a hashtag #ViajePeloRS e tivemos pelo menos 60 mil visualizações nos vídeos. 

 Destinos, secretarias de turismo e empresas do setor estão entrando em contato porque querem compartilhar o vídeo. E nossos seguidores estão apoiando fortemente a campanha que valoriza o turismo regional e o consumo local.

 Várias lições surgem com esse conteúdo. Uma delas é que precisamos valorizar nossa terra, as belezas que estão muito próximas da gente. Também aprendemos que somos agentes multiplicadores e isso faz a diferença quando queremos passar uma imagem positiva.

 Nossa campanha é positiva, colaborativa e representa o turismo do Rio Grande do Sul. O vídeo que viralizou com o meme do caixão não representa Gramado e não nos representa. Não podemos associar essa ação grosseira com a cidade e muito menos com nosso turismo! 

 Nesse momento tão triste, de centenas de mortes por dia no Brasil, nós podemos e devemos espalhar imagens positivas do Estado, porque além de servir como informação para o público, exalta destinos para onde poderemos viajar nos próximos meses. 

 Comece a planejar sua viagem para lugares próximos de casa. E, quando tudo passar, viaje pelo Rio Grande do Sul!

Autor
[email protected] Mestre e doutora em Comunicação Social, a jornalista é CEO da Way Content Agência da Comunicação, especializada em turismo, gastronomia e estilo de vida, e fundadora do projeto Travelterapia, que divulga destinos, experiências e cria projetos de branded content. Em 2019 foi finalista da categoria Imprensa do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. Tem experiência como repórter e editora, e é freelancer de publicações como Viagem Estadão e Veja Comer & Beber. Trabalhou 12 anos na redação do jornal Zero Hora e produziu conteúdos para veículos como Sunday Independent, Hola!, Contigo!, Playboy, Veja, Globo.com e Terra. Também atuou por 10 anos como professora de universidades como Unisinos e ESPM, passando pelos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Produção Fonográfica. Atualmente pesquisa o papel da imprensa no desenvolvimento do turismo e já estudou em países como Irlanda, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Comentários