Abraji lança curso online de jornalismo local

Iniciativa tem apoio do Facebook Journalism Project

Capacitação acontece de 21 de outubro a 13 de dezembro - Reprodução

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está lançando, com apoio do Facebook Journalism Project, um curso online para profissionais que trabalham em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. Gratuita e aberta a jornalistas, a capacitação '?Jornalismo Local Sustentável' será realizada em oito semanas, entre 21 de outubro e 13 de dezembro.

O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: Jornalismo local de qualidade; Territórios e comunidade?s; Ferramentas digitais para jornalistas; e Jornalismo economicamente sustentável. Neles, os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores para revisar os fundamentos do Jornalismo; explorar novas linguagens como dados, podcasts e vídeo produzido com smartphones; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.

A coordenação acadêmica é de Sérgio Lüdtke, e a lista de professores e suas respectivas disciplinas é: Marcelo Beraba, com Fundamentos do Jornalismo; Angela Pimenta, com Ética, independência e impacto; Angelina Nunes, com Planejamento, apuração e edição; Amanda Rossi, com Jornalismo de dados; Rodrigo Vizeu, com Podcast; Arnaldo Carvalho, com Vídeo; Bruno Scartozzoni, com Storytelling; Marina Atoji, com Lei de Acesso à Informação; Nina Weingrill, com Jornalismo Local; e Reinaldo Chaves, com Ferramentas Abraji.

Além deles, completam o time profissionais: Ana Brambilla, com Gestão de comunidades e Jornalismo e redes sociais; Sérgio Lüdtke, com Monitoramento e desinformação; Taís Gasparian, com Questões legais na internet; Raphael Hernandes, com Segurança Digital; Francisco Belda, com O negócio jornalístico; Marco Migliavacca, com Modelos de negócios e noções de tecnologia para jornalistas; Luciana Cardoso, com Produtos digitais; Adriana Garcia, com Visão empreendedora; Pedro Burgos, com Analytics; Lívia Vieira, com SEO; e Monica Marques, com Segurança pessoal e comunicação não-violenta.

Haverá ainda depoimentos de quatro profissionais sobre sua experiência com o jornalismo local: Elvira Lobato, Gabi Coelho, Kátia Brasil e Vagner de Alencar. Os conteúdos estarão disponíveis em formato de vídeo, texto e indicações de leitura complementar. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook. O número de participantes é limitado a três mil profissionais. Caso esse número não seja alcançado, a Abraji abrirá a participação a uma lista de espera criada para estudantes de Jornalismo.

O formulário de inscrição e a lista de espera para estudantes estão disponíveis no ?site do curso Jornalismo Local Sustentável. As matrículas já estão abertas.

Comentários