Band RS critica Prefeitura de POA por dar informação em primeira mão ao Grupo RBS

Nelson Marchezan Jr., em entrevista a Daniel Scola, da rádio Gaúcha, anunciou medidas relacionadas ao novo coronavírus

Lúcia Mattos na bancada do Band Cidade desta quarta-feira - Reprodução

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., anunciou, ontem, 22, a retomada das atividades da construção civil para esta quinta-feira, 23. O chefe do Executivo municipal, no entanto, revelou as informação a uma empresa de comunicação específica, o Grupo RBS, durante uma entrevista ao jornalista Daniel Scola, da rádio Gaúcha. O episódio desagradou aos profissionais da Band RS, que se posicionaram durante o Band Cidade da última quarta-feira.

Após o jornalista Sergio Stock noticiar as medidas de flexibilização adotadas pela Prefeitura, a sua colega de bancada, Lúcia Mattos, falou, ao vivo: "Ao contrário do que manda a seriedade e a isonomia, Sergio, que um bom gestor público tem que ter, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., decidiu fazer um anúncio desta importância a um veículo de comunicação específico". Na sequência, a jornalista afirmou que o correto seria que o político tivesse convocado uma entrevista coletiva, com todos os veículos de imprensa da cidade.

"Ele decidiu dar essa informação, primeiro, para um veículo, desrespeitando todos os outros e todos os outros jornalistas", continuou Lúcia. Ela relembrou, também, que o prefeito deu uma entrevista de 10 minutos no dia anterior para o Band Cidade: "Mas, veja bem, prefeito, nós não queríamos que o senhor tivesse dado essa informação antes para nós, porque nós não compactuamos com esse tipo de privilégio para ninguém". Para finalizar, a profissional da Band RS afirmou que todos os profissionais da empresa são a favor da isonomia. "Todos, absolutamente todos, os veículos de imprensa e todos os jornalistas merecem respeito, o que não ocorreu neste episódio", finalizou.

O diretor-geral da Band RS, Leonardo Meneghetti, ao Coletiva.net, mandou o seguinte posicionamento: "O prefeito Marchezan, que é um bom gestor público e tem se esforçado pelo melhor para Porto Alegre, cometeu um erro. O episódio feriu a isonomia de tratamento aos veículos. Mas acontece, ainda mais numa época como esta que vivemos. Tenho certeza que a Prefeitura irá rever estas situações para que não se repita este tipo de privilégio. O episódio não significará nenhuma interferência na nossa linha editorial. Marcamos nossa posição e o episódio está superado".

O Grupo RBS, ao ser procurado pelo portal, confirmou, através de sua Comunicação, que a entrevista foi concedida, mas que ela poderia ter sido realizada em qualquer espaço. "Nessa quarta-feira (22), o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan fez uma live no YouTube com o comunicador do Grupo RBS Daniel Scola (em formato de entrevista) e anunciou algumas medidas para a cidade relacionadas à crise do coronavírus", posicionou-se a empresa.

Coletiva.net entrou em contato com a Prefeitura de Porto Alegre e, até o fechamento desta nota, não obteve retorno.

Comentários