Cinco perguntas para Andrea Quintana

Publicitária assumiu a gerência de Marketing do Shopping Iguatemi

Andrea Quintana é a nova gerente de Marketing do Iguatemi - Christiano Cardoso

  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?

Eu sou a Andrea Quintana, gaúcha de Porto Alegre. Sou publicitária formada pela PUC, com pós-graduação em Gestão de Marketing pela ESPM-Sul. Iniciei e consolidei minha carreira profissional dentro do Grupo RBS. Na empresa, passei pelas áreas de Inovação e Linguagem, Comunicação e Eventos, Planejamento e Marketing Digital. Há três anos, saí para morar no Rio de Janeiro, e foi uma experiência muito gratificante. Em 2017, assumi a gerência de Produtos Proprietários da Dream Factory, empresa carioca responsável pelo Rock In Rio. Como minha família é do Rio Grande do Sul, decidi, no início deste ano, voltar para Porto Alegre. Então, surgiu a oportunidade de assumir a gerência de comunicação e marketing do Iguatemi e, agora, estou muito feliz e animada com mais esse desafio.  

  1. Como se deu a escolha pelo mundo da Comunicação?

Costumo dizer que a escolha pela minha profissão foi muito natural. Eu sempre gostei de interagir com pessoas, de proporcionar experiências, de promover discursos consistentes, de construir conceitos, e todos esses itens estão diretamente relacionados à Comunicação. Além disso, sempre me chamou atenção a possibilidade de tornar tangível o que, até então, é intangível. O Marketing possibilita esse movimento a partir da percepção e do valor de marca - e isso, quando feito da maneira correta, não só corrobora, como passa a se tornar uma peça fundamental na construção de propósito e, principalmente, na estratégia de negócios de uma organização.

  1. O que representa na sua carreira o desafio de assumir o Marketing do Iguatemi?

É, sem dúvida, assumir um grande e inspirador desafio de manter a relevância e o propósito de uma marca tão tradicional e querida pelos gaúchos. Top of Mind do Estado, a identidade do Iguatemi Porto Alegre foi construída ao longo dos anos com credibilidade e confiabilidade. Encaro esse momento da minha carreira também como uma grande oportunidade de contribuir e aprender sobre o mercado do varejo, especialmente o de shoppings centers, que está tão presente na vida das pessoas como espaço não apenas de compras, mas também de lazer e entretenimento.

  1. O que todo profissional de Marketing precisa saber?

Precisa ser atento, aberto e dinâmico. O que eu considero fundamental nessa profissão é a capacidade que o profissional tem de adaptação à mudança. As novas tecnologias têm mudado a ciclos muito rápidos as formas de comportamento e consumo. Tudo tem acontecido com uma velocidade muito maior e nós precisamos entender esses timings, essa nova linguagem, valores e necessidades. Entendo que muitas profissões estão passando por mudanças, mas o nosso setor especificamente está no meio de uma curva de transformação importante, que enxergo como uma grande oportunidade de aprendizado e evolução profissional.

  1. Quais são seus planos para daqui cinco anos?

Hoje, estou iniciando um novo ciclo da minha carreira e não me preocupo muito em saber qual será a próxima fase, mas, sim, em estar em constante evolução. Sempre busco estar atenta ao momento presente sem perder o olhar para o futuro. Acredito que todas as coisas precisam ter um propósito, fazer sentido para que se encaixe ao meu momento de vida e ao meu coração. O futuro é o lugar que estamos construindo hoje.

Comentários