Cinco perguntas para Jocimar Farina

Repórter da rádio Gaúcha, Jocimar Farina foi destaque no Prêmio de Jornalismo Setcergs

1. Quem é você, de onde veio e o que faz?
Meu nome é Jocimar Farina e tenho 33 anos. Sou natural de Porto Alegre, mas me criei em Canoas. Sou formado pela Unisinos e tenho especialização em Ciências Penais, pela PUC. Trabalho na Rádio Gaúcha desde 2001. Desde 2004, acompanho o movimento diário da BR-116, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. A partir dessa aproximação com o tema mobilidade urbana, criei o blog Estamos em Obras, que acompanha as obras de interesse dos gaúchos, e também acompanho notícias de segurança e participo da atualização do blog Caso de Polícia.
2. O que significa para você o reconhecimento deste prêmio?
Vibrei duas vezes. Primeiro, por ter vencido e, segundo, por ser a primeira vez que uma matéria de rádio recebeu o Grande Prêmio Setcergs. Além disso, a distinção valoriza ainda mais o trabalho de acompanhamento das obras da BR-448, que a Rádio Gaúcha faz desde 2010.
3. O que todo jornalismo de rádio precisa saber?
É possível trabalhar com editorias, o que garante mais credibilidade à instantaneidade do rádio.
4. Qual é o seu trabalho mais marcante até o momento?
Difícil escolher "o" trabalho mais marcante. Seleciono momentos: a série Violência Futebol Clube, de 2007, que tratou das brigas de torcidas da dupla Grenal; a série Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de 2008 - estas duas séries feitas em parceria com Cid Martins e Fábio Almeida -; e a cobertura das enchentes da Serra do Rio de Janeiro, em 2011, estão entre os momentos mais marcantes para mim na Rádio Gaúcha.
5. Como te imaginas daqui a cinco anos?
Trabalhando ainda mais com os temas que hoje abordo e gosto de abordar. E buscando, cada vez mais, conhecimento nas áreas de segurança e mobilidade urbana.
Imagem

Comentários