Copa do Mundo poderá ser vista até pelo celular

Delay será de cinco minutos

08/02/2006 16:42

A HBS (Host Broadcast Services), que provê a transmissão dos jogos da Copa do Mundo de futebol, na Alemanha, promoveu um workshop para as empresas de novas mídias ? internet e celular, basicamente ? que compraram os direitos do evento. Além de todos os 64 jogos serem gerados em HDTV (TV de alta definição), algo apresentado como um marco na geração de conteúdos sobre um evento deste porte, as imagens terão qualidade para os diversos formatos de telas, das maiores à do telefone celular.

No centro de transmissão de Munique, está em fase de finalização uma unidade totalmente dedicada às novas mídias. As empresas que adquiriram os direitos já receberão o pacote de sinais limpo, sem necessidade de edição. O material padrão é baseado em licenças de quatro minutos, que podem ser utilizados de maneira criativa, como clipes ?quase ao vivo?, resumos dos jogos, acompanhados de gráficos e narração em outros idiomas. Estes chamados near live clips chegarão aos usuários em questão de minutos. O editor vai trabalhar o enquadramento que sirva tanto para seleções wide-screen quanto para monitores convencionais. Assim, o sinal dos clipes será codificado e acessado pelas empresas licenciadas a partir do servidor central da HBS, via redes de dados (as redes de TV receberão todo o conteúdo dos jogos via satélite). Tudo isso deve gerar um delay (atraso) de cinco minutos, até que o assinante destes serviços tenha os conteúdos disponíveis em seu aparelho.

Entre as empresas de nova mídia que adquiriram os direitos da Copa estão a Telefónica S.A, a sul-coreana Daum Communications Corp., a norte-americana Univision e a brasileira Globo.com. Esta última promete anunciar em breve as novidades do seu portal para a Copa do Mundo, que deve contar com vídeos de todos os jogos. O Grupo Globo também adquiriu os direitos da Copa para conteúdos no celular, que serão também trabalhados pela Globo.com.