Criada por gaúchos, agência Canarinho abre escritório em São Paulo

Empresa foi fundada em 2012 pelos jornalistas Dionara Melo e Mauro Graeff, com foco em branded content

Dionara e Mauro - Divulgação

A Agência Canarinho foi fundada em 2012 no Rio de Janeiro pelos jornalistas gaúchos Dionara Melo e Mauro Graeff. Ao longo destes anos, a empresa se especializou em branded content, com produção de textos, vídeos, fotos, infográficos e todo tipo de solução em conteúdo. A novidade é que a companhia está em processo de expansão e abriu um escritório em São Paulo, na Avenida Paulista.

Mauro explica que o novo passo se tornou o principal símbolo do processo de expansão, que se iniciou nos primeiros meses deste ano com o reposicionamento no mercado. "Estamos aumentando nosso portfólio de clientes e projetos e queremos cada vez mais estar perto das marcas pensando projetos de conteúdo desde o início da campanha", disse, ao mencionar que mesmo com equipe fixa no Rio de Janeiro e em São Paulo, a agência tem trabalhos em todo o País.

O crescimento significou, também, o reforço da equipe. Para comandar o escritório de São Paulo, a dupla de sócios chamou o jornalista Jaisson Valim, ex-Zero Hora e GaúchaZH, que também responde pela direção de conteúdo. O fotógrafo e videomaker Bruno Alencastro, também ex-ZH, chegou à unidade do Rio de Janeiro para fortalecer a produção de vídeos.

A Canarinho ainda conta com repórteres, editores de vídeo, designers, programadores e ilustradores. "Nossa essência vem das redações. Temos a agilidade e apuração do jornalismo, a mensagem certeira da publicidade e a visão de mercado do marketing. É essa combinação que nos valoriza ou diferencia", afirma Mauro.

Casados e pais de dois filhos, Dionara e Mauro são naturais de Santana do Livramento e de Cachoeira do Sul, respectivamente, e uniram a paixão pelo Jornalismo ao pelo Rio de Janeiro ao abrir a Canarinho. Ambos foram repórteres em Zero Hora até 2009, quando se mudaram para a capital fluminense, onde trabalharam em veículos de imprensa até criarem a empresa.

Dionara conta que, quando teve a ideia da agência, o foco era outro. "Fazíamos muitos trabalhos editoriais para a imprensa estrangeira. O branded content foi aparecendo aos poucos e passou a representar mais de 50% da operação a partir de 2016. Desde o início do ano, resolvemos apostar tudo nesse mercado. Tem dado muito certo", pontua.

Durante os seis anos no mercado, a Canarinho produziu reportagens e pesquisa para veículos consagrados, como The Guardian, New Yorker, Al Jazeera, BBC e Time. Atualmente, faz conteúdo patrocinado para marcas em veículos como Globo.com, Estadão, Terra, O Globo, Época e Extra. Também atende diretamente a clientes corporativos, como a Firjan.

Comentários