Encontro com assessores busca alinhar comunicação da Prefeitura da Capital

Seminário, que ocorreu nesta segunda-feira, tem o objetivo de integrar, unificar informações e atualizar a equipe

Aimi participa de seminário da PMPA

Com a proposta de integrar, unificar informações e atualizar a equipe, o Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre realizou o segundo seminário Reunião & Comunicação deste ano. O encontro, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 17, no auditório do prédio onde se situa o órgão público, teve como convidado o publicitário e professor da ESPM Marcelo Aimi. O primeiro encontro foi realizado em novembro, com a palestra do também publicitário Roberto Schmidt.

Em sua palestra, Aimi falou das diferentes formas de comunicar assuntos importantes e como impactar quem recebe a mensagem. "Antes, a comunicação institucional e jornalística era feita com base em números. Agora, mais do que nunca, o que importam são histórias", afirmou. O secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Júnior, dividiu a apresentação com o professor e disse que os porto-alegrenses são "as melhores personagens de uma boa história, com vivências reais a cada minuto, em um cenário incrível, a nossa Porto Alegre".

"Quem se formou há mais de cinco anos já está desatualizado", declarou Orestes, ao completar que acredita que "a comunicação viveu a maior revolução da sua história nos últimos anos. Precisamos estar preparados para prestar um serviço público de qualidade". O secretário apresentou algumas ferramentas de gestão, como a divisão da equipe em pequenos núcleos de decisão, formando 'squads' (pequenos grupos multidisciplinares). "O propósito deste modelo é fazer a Prefeitura funcionar para as pessoas, melhorando a vida de 1,5 milhão de habitantes", salientou Orestes.

Ainda, foram apresentadas duas novidades: um sistema de avaliação das assessorias de comunicação das secretarias junto ao que é veiculado na imprensa, e outro que reúne o resultado efetivo de cada release produzido pela Comunicação da Prefeitura em todas as mídias disponíveis. "Faz tempo que a comunicação precisa ter gestão real, não só de pessoas, mas também de parâmetros mensuráveis", explicou o secretário.

Comentários