Eurico Salis prepara documentação fotográfica do Rio Grande do Sul

Livro 'Cultura e Identidade' completa trilogia sobre a cultura gaúcha

A obra também será veiculada integralmente na internet - João Mattos/Divulgação

O fotógrafo Eurico Salis está preparando sua maior documentação de imagens sobre o Rio Grande do Sul. Intitulado 'Cultura e Identidade', o livro é o terceiro da série, que começou com 'O Solo e o Homem' (2013), que exalta a relação do gaúcho com a terra. Na sequência, veio 'Homens e Máquinas' (2017), que passou pelo ambiente industrial, enfocando o trabalhador com suas ferramentas.

Completando o conjunto, 'Cultura e Identidade' mostra as etnias que formam o povo rio-grandense. O volume terá 192 páginas com textos de Renato Dalto e a exposição homônima fará um apanhado de imagens. Algumas imagens terão o recurso de realidade aumentada, com o objetivo de fazer com que os visitantes interajam com a mostra.

A obra também será veiculada integralmente na internet, em formato audiossonoro, o que possibilitará o acesso a pessoas com deficiência visual. Ainda, o autor distribuirá gratuitamente 600 exemplares para entidades de assistência à infância carente, que poderão comercializá-los, recebendo integralmente os valores obtidos nas vendas. O lançamento da obra está previsto para abril e os bastidores podem ser acompanhados no Facebook, em facebook.com/culturaeidentidade/.

Nascido em Bagé, ainda adolescente, Eurico montou um pequeno laboratório fotográfico nos fundos da casa onde morava. Em 1982, decidiu seguir carreira se transferindo para Porto Alegre, onde montou um estúdio profissional. Ainda na década de 1980, produziu fotos para capa de discos de quase todos os grupos de pop rock gaúchos, e, também, para livros sobre diversos ícones culturais do Estado. Fotografou na Sicília, para um guia italiano de gastronomia, e trabalhou para as revistas Veja e Exame.

Em 2000, viajou o Brasil com o jornalista Luiz Americano para ilustrar o livro '100 Retratos Brasileiros Apaixonados Por Carro'. Também em parceria com Luiz, lançou o livro 'Piá Prenda e Peão - Acampamento Farroupilha de Porto Alegre' e 'Caminhos Gaúchos - Olhar dos Viajantes'.  Em 2008, publicou 'Porto Alegre - Cenas Urbanas, Paisagens Rurais' e foi premiado com o Açorianos de Literatura de melhor projeto gráfico. No último ano, lançou 'Cidades Gaúchas - Paisagens Urbanas', com imagens do patrimônio arquitetônico de 28 cidades. No mesmo ano, recebeu da Secretaria de Cultura de Porto Alegre o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia.

Comments