Exposição homenageia comunicadoras em comemoração ao Mês da Mulher

Mostra fotográfica 'Sou Boa no Volante' conta com a participação de Cris Barth, Cris Silva e Cristina Ranzolin, entre outras profissionais

Fundação Thiago Gonzaga é quem patrocina a ação - Juliano Blotta/Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

Refletir sobre o papel de cada um para um mundo sem violência é a proposta da Fundação Thiago Gonzaga no mês dedicado às mulheres. Buscando desmistificar a imagem sobre as motoristas, a instituição convidou 20 personalidades gaúchas para posarem para os fotógrafos Eurico Salis, Fernando Bueno, Fernando Dias, Nilton Santolin, Priscila Costa e Tadeu Vilani. Dentre as profissionais que compõem a mostra fotográfica, estão as jornalistas Cris Barth, Cris Silva, Cristina Ranzolin e  Magda Beatriz.

De acordo com dados do Detran-RS, 27% das infrações registradas em 2018 foram cometidas por mulheres. Além disso, 91,2% dos motoristas que se envolveram em acidentes com mortes no ano passado no Rio Grande do Sul eram do gênero masculino. Apresentadora do Jornal do Almoço, na RBS TV, Ranzolin declara que o carro é como sua casa móvel. "Assim como me preocupo com a segurança da minha residência, faço tudo para dirigir com segurança."

Para a primeira mulher a apresentar o programa 'Os Donos da Bola', na Band TV, Cris Barth, guiar é simples e dirigir é complexo. "O egoísmo atua demais no nosso trânsito. Parar em fila dupla, estacionar onde quiser, desrespeitar os outros para obter uma pequena vantagem são apenas algumas das manobras usadas por maus condutores, e tais atitudes afetam a vida de todos nós. Respeito às leis e às demais pessoas é muito mais que cordialidade, é cidadania", reflete.

Âncora da atração 'Atualidades Pampa', na TV Pampa, Magda Beatriz também se preocupa com sua postura no volante. "A direção de um carro deve ser um reflexo fiel de nossas vidas. Escolhas acertadas e prudentes, que sempre respeitem o outro, o que nos permite independência e tranquilidade seja ao volante ou no nosso cotidiano", declara a apresentadora.

Para a exposição, foram clicadas mulheres de diferentes profissões, como a empreendedora Ana Lúcia Schweitzer, a deputada Any Ortiz, a piloto de automobilismo Cristina Rosito, a professora Dora Maria Weck, a cineasta Flávia Moraes, a escritora e socióloga Hilda Simões Lopes. A motorista carreteira Ildaiane Inês da Paixão, a influenciadora digital Laura Bier, a motorista da Uber Maiza Fiorin, a ex-técnica de futebol, hoje motorista e chefe de Operações da Carris, Maria Ivete Gallas, também participam da ação.

Completam o time de 20 profissionais a promotora de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Martha Beltrame; a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal; a chefe da Polícia Civil do Estado, Nadine Anflor; a escritora Paula Taitelbaum; a cantora e apresentadora Shana Müller; e a atriz Tainá Müller. Para fechar, a Fundação presta uma homenagem a Eva Sopher, que participou da primeira edição do evento, realizada em 2005.

O resultado do trabalho pode ser conferido no terceiro andar do Shopping Praia de Belas, em frente à Lojas Renner. "Nós, mulheres, temos o desafio de multiplicar este sentimento de preservação da vida que trazemos gravado no nosso DNA. Afinal quem carrega e tem seu corpo preparado para 'transportar' Vidas por nove meses tem este sentimento", afirma a presidente da instituição, Diza Gonzaga. A exposição é gratuita e pode ser visitada até domingo, 31.    

Comentários